Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

CODESSUL assina Protocolo de Intenções com o MAPA para inspeção sanitária



O presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (CODESSUL), prefeito Maurício Pinheiro, participou nessa quarta-feira, 04, em Belo Horizonte, da assinatura do Protocolo de Intenções junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para implementação nos municípios do Serviço de Inspeção Sanitária a ser realizada pelo CODESSUL, que será o primeiro consórcio público do Estado a prestar este serviço.

O projeto foi construído junto ao MAPA, com o apoio das secretarias municipais de agricultura dos oito municípios consorciados, e já deu aos produtores da Cooperativa Agropecuária de Senador Pompeu, o selo de inspeção que possibilita ao abatedouro de frango vender seus produtos em toda a região do Consórcio.

Para o presidente da COSENA, Tony Júnior, a aproximação do serviço de inspeção possibilita agilidade nas respostas das demandas de estabelecimento ao serviço de inspeção e facilita a vida dos pequenos produtores.

Para Maurício, os pequenos municípios são limitados em recursos e ideais para implantar serviços como licenciamento ambiental e inspeção sanitária, sendo a única saída para estes, a união por meio de consórcios públicos de municípios.

O Superintendente do MAPA no Ceará, Neto Holanda, participou da inscrição do Consórcio no projeto. Para ele, o CONSIM vai mudar o panorama dos serviços de inspeção e trará ganhos aos pequenos municípios. O abatedouro da COSENA tem capacidade para abater até 900 aves por hora de mais de 100 produtores cooperados e pode enviar seus produtos para os oito municípios consorciados.

Segundo Vanier Silva, superintendente do CODESSUL, o Consórcio já entrou com um processo junto ao Ministério da Agricultura e, em breve, poderá ter equiparação ao SISBI e os produtos da região poderão ser enviados para qualquer estado do país. Assim, os produtos como o queijo feito em Milhã, Solonópole e Irapuan Pinheiro, a carne bovina de Pedra Branca e o mel de Piquet Carneiro, Mombaça e Acopiara poderão chegar em todo o território nacional.

Repórter Ceará 

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site