Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Sobre a Caravana Embrapa

 

A Caravana Embrapa é uma iniciativa da Empresa com o objetivo de levar ao setor produtivo soluções para problemas que afetam a agropecuária nacional. Em sua primeira edição, em 2014, em resposta à praga Helicoverpa armigera, a Caravana Embrapa percorreu 18 estados, 35 pólos agrícolas, mobilizou mais de 6 mil técnicos rurais e gerou forte impacto na agricultura brasileira. 

A edição 2022 tem foco no aumento da eficiência no uso de fertilizantes e de insumos para a nutrição de plantas, visando incremento de produtividade e uma economia potencial de até 20% na safra 2022/2023. A coordenação técnica é da Embrapa e da Rede FertBrasil, com a participação de patrocinadores, apoiadores e correalizadores por todo o Brasil.

 

Contexto

  • Historicamente, o uso de fertilizantes é um dos pilares do crescimento da produção e da produtividade.
  • O Brasil é responsável, atualmente, por cerca de 8% (oito por cento) do consumo global de fertilizantes, ocupando a quarta posição, atrás apenas da China, Índia e dos Estados Unidos.
  • Os fertilizantes respondem por mais de 40% dos custos de produção dessas culturas agrícolas e, por isso, atenção especial deve ser dada à tecnologia de uso adotada em cada região do país, para a maximização de sua eficiência agronômica.
  • Alimentos historicamente destinados ao abastecimento do mercado interno (como feijão, arroz e hortaliças) ainda apresentam grande margem para ganhos de produtividade agrícola, mas são mais suscetíveis à volatilidade dos preços de insumos agrícolas no mercado internacional. 
  • Mais de 80% dos fertilizantes utilizados no País são importados, evidenciando um elevado nível de dependência externa em um mercado dominado por poucos fornecedores. 
  • As restrições de importações de fertilizantes e o aumento do consumo histórico no Brasil em mais de 10% nos últimos dois anos levam a um cenário de aumento expressivo de preços (mais de 100% em 6 meses) e possível escassez de oferta para o Brasil.
  • As tecnologias dos fertilizantes usados no Brasil são trazidas de países de clima temperado.
  • O Brasil não apresenta alta eficiência do uso dos fertilizantes (40-50% N, 20-30% e 70% do K) por carência de boas práticas.
  • Soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes no País. 

 

Soluções

Para o enfrentamento das ameaças no que diz respeito a fertilizantes no Brasil, são apontadas como soluções:

  • Oferta ao complexo agrícola das melhores práticas agrícolas capazes de potencializar a eficiência econômica e agronômica dos fertilizantes nos sistemas produtivos.
  • Adoção correta de novos fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas. O Brasil, por meio da Rede FertBrasil, tem desenvolvido bioinsumos, fertilizantes de eficiência aumentada, agrominerais nacionais e um imenso aparato de tecnologias digitais para apoio ao uso eficiente de fertilizantes na agricultura brasileira. 
  • Planejamento do uso da terra, por exemplo, para uso dentro da aptidão pedoclimática.
  • Ampliação da capacidade de atuação da assistência técnica pública e privada, como condição para a promoção da adoção. 

 

Objetivos

  • Apoiar tecnologicamente o Agronegócio na superação da crise dos insumos agropecuários.
  • Mitigar os riscos da dependência externa de fertilizantes por meio da capacitação, troca de conhecimento e disponibilização de tecnologias sistematizadas para o agricultor brasileiro.
  • Promover o aumento da eficiência de uso dos nutrientes no campo e diminuição dos custos de produção, por meio da adoção de boas práticas de manejo do solo e água na utilização de fertilizantes e insumos.
  • Estabelecer um diálogo permanente da pesquisa com o agronegócio no Brasil, customizando as soluções tecnológicas para cada pólo agrícola conforme demanda.

 

Público-alvo da Caravana

  • Lideranças rurais
  • Técnicos multiplicadores
  • Técnicos de ATER das redes pública e privada
  • Técnicos de cooperativas, sindicatos e associações rurais
  • Consultores
  • Produtores rurais que atuam cadeias produtivas-alvo

 

Estratégia da Caravana

A Caravana Embrapa busca mobilizar parceiros públicos e privados nos principais polos agrícolas do Brasil com ações presenciais e digitais, em formato híbrido com foco na safra agrícola 2022/2023.

Ações presenciais

Contempla a realização de eventos presenciais em mais de 40 polos agrícolas brasileiros com palestras moduladas ministradas por especialistas da Embrapa para tratar dos seguintes temas relacionados ao uso de fertilizantes:

Ações digitais

As ações digitais visam disponibilizar de forma gratuita, acessível e irrestrita todas as informações que farão parte da Caravana por meio deste site. Assine a Caravana digital e fique por dentro das novidades.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site