Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Por que o Brasil precisa de uma reforma tributária urgente?


 

O Brasil possui uma das legislações tributárias mais complexa e burocrática do mundo. O empresário brasileiro gasta em média 1.500 horas anuais só para cumprir as obrigações tributárias. Enquanto em países desenvolvidos, essa média é de 200 horas. O cidadão brasileiro trabalha em média 149 dias por ano e compromete 40,82% dos seus rendimentos para pagar tributos ao governo. Essa elevada carga tributária coloca o país na 14ª posição no ranking de países com maiores tributações no mundo, só perdendo para países europeus, que possuem altos Índices de Desenvolvimento Humano – IDH.

 

Ademais, o Brasil possui um sistema tributário injusto, pois as maiores alíquotas incidem sobre bens de consumo, como energia elétrica e combustíveis. Assim, quem ganha menos, proporcionalmente, paga mais. Além disso, não há transparência, uma vez que o brasileiro comum dificilmente tem noção do quanto pagar de tributos na compra de determinados bens e serviços.

 

Para completar o dilema, o país entrega serviços públicos de péssima qualidade. Na educação, sempre ocupou as últimas posições no exame PISA, que mede a educação mundial. Na saúde, apesar de possuir um sistema de acesso universal, o SUS, ainda enfrenta graves problemas, como falta de leitos, longas filas para atendimentos especializados, má gestão financeira, entre outros. Na segurança pública, o país está constantemente nas primeiras posições de mortes violentas, ultrapassando a incrível marca de 60.000 homicídios em anos recentes.

 

Dessa forma, o Brasil tributa muito, dificulta a vida do empresário, encarece produtos e serviços e entrega péssimos serviços públicos. O primeiro passo, é fazer uma reforma tributária para reduzir a quantidade de tributos, simplificar o sistema, torná-lo mais transparente e fazer justiça social. 

 

Júnior Guedes

Engenheiro de Produção Mecânica

Esp. Em Logística Empresarial

Esp. Em Educação Profissional e Tecnológica

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas

Professor do IFCE

E-mail: juniorguedes@juniorguedes.com

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site