Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Primeiro Seminário ZEEM Maciço de Baturité grande interesse entre os participantes

 

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), do Governo do Ceará, promoveu na manhã desta terça- feira (14), no auditório do Campus Avançado do IFCE, em Guaramiranga, o Seminário de Apresentação do Zoneamento Ecológico-Econômico da Região do Maciço de Baturité (ZEEM). Trata-se de  um instrumento de planejamento que visa destacar as características ambientais e socioeconômicas da região e propor diretrizes para subsidiar a formulação de políticas públicas com base no desenvolvimento sustentável.

Cerca de 200 pessoas participaram do evento que contou com a presença do  titular da SEMA,  Artur Bruno, entre  prefeitos, vereadores, empresários, representantes de lideranças  comunitárias, comunidades tradicionais, agricultores, acadêmicos e técnicos de órgãos públicos estaduais, municipais e federais.  Bruno destacou  o momento  histórico e feliz , assim como lembrou a  criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, 32 anos  atrás. “Estamos aqui com esse auditório lotado,   por que  sabemos da beleza,  da fauna e da flora  riquíssimas , a natureza  exuberante e a importância do Maciço de Baturité”, disse.

Poder local

Os prefeitos presentes foram uníssonos  sobre a importância do ZEEM para os municípios do Maciço. “Hoje, no  mundo, só há desenvolvimento se for  sustentável”, afirmou o presidente, da Associação dos Municípios do Maciço do Baturité (AMAB) e Prefeito de Redenção, David Santa Cruz Benevides. Participaram do seminário, os prefeitos, Marcus Nojosa, de Pacoti; Roberlândia Ferreira, de  Guaramiranga e Robert Viana, do Mulungu. Também presentes, o Cacique Sotero, representante do Povo Kanindé de Aratuba;  o promotor João Filho;  a diretora Lúcia Sousa de Aguiar; do Campus IFCE, Guaramiranga; e o coordenador do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente (Funcap/SEMA/Semace),  Luís Ernesto Arruda Bezerra.

“O ZEEM é um produto do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente e vai atuar na organização territorial com o  objetivo de estabelecer medidas e padrões de proteção ambiental destinados a assegurar a qualidade dos recursos hídricos e do solo, e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável do estado e a melhoria as condições de vida da nossa população”, explicou o coordenador do   programa que tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública.

Plenária

Após a fala das autoridades, foi iniciada a participação do público. Formara a mesa técnica, o coordenador geral do ZEEM,  Jader de Oliveira Santos, a coordenadora de Processos Participativos,   Adryane Gorayeb, e  pelos pesquisadores Daniel Pagliuca, Marcos Nogueira, Marcelo Moro, Daniel Cassiano e  Alexandre Pereira. “O Zoneamento é uma ferramenta de gestão estratégica e  o diálogo om todas as partes interessadas é de fundamental importância, para que ao final do processo tenhamos um resultado que estabeleça um consenso.”, disse Jader Santos.

Durante as discussões na plenária, o empresário Sérgio, do município de Mulungu,  solicitou que o “estudo  tivesse um olhar especial  para a construção de pequenas barragens”.  O agrônomo Iran  destacou a  cultura  do café, o  valor agregado do mesmo e questionou o tratamento que o cafeicultor receberá, de acordo com a matriz do ZEEM. “É por causa do café que estou falando aqui”, disse.

O secretário Bruno encerrou sua participação na plenária afirmando o quanto ficou claro  o  interesse de todos ali presentes, para com o tema do  Zoneamento Ecológico Econômico. Garantiu que tem ciência da necessidade de gerar emprego e renda,  nos municípios da região, assim como a importância doturismo,agricultura e artesanato. “Vamos trabalhar para melhorar cada vez mais as rotas turísticas da região e a agricultura”, afirmou.

   

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site