Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Comitiva do Ceará participa do 1º dia da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária

 

O secretário Executivo do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Carlos Bezerra, participou, nesta quarta-feira (15), em Natal (RN), da abertura da 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes). O evento conta com a participação de mais de 150 cooperativas e associações, envolvendo mais de 500 expositores e um público visitante total de mais de 10 mil pessoas.

De acordo com o secretário Carlos Bezerra, a Fenafes surge como a grande vitrine que a agricultura familiar merece. Ele destaca ainda a importância da presença dos representantes dos nove estados da região, para que o evento não só promova perspectivas de crescimento e valorização do setor, mas também possa contribuir com o fortalecimento da identidade nordestina.

“O que nós temos aqui é o retrato de um Nordeste pujante, valente e trabalhador. E em tempos tão difíceis como os que estamos enfrentando, é muito inspirador assistir esse espetáculo de cooperação e diversidade que a agricultura familiar nos proporciona. É extremamente importante repetir que é a agricultura familiar que põem comida na mesa. E que o Estado tem a obrigação de investir na agricultura familiar e na segurança alimentar”, declarou.

Na oportunidade, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, aproveitou para destacar o papel estratégico da agricultura familiar para tirar o país da crise alimentar que recolocou o Brasil no Mapa da Fome, um cenário social que já havia sido vencido em 2013, segundo a Organização das Nações Unidas.

“O que a gente precisa é ter as políticas adequadas e as ações assertivas para que a agricultura familiar cumpra com o seu destino, que é alimentar o povo brasileiro. Alimentar de maneira saudável, gerando emprego e garantindo o protagonismo que ela promove com a inserção das mulheres, com a inserção das juventudes e muito mais”.

Fórum dos Gestores

A programação da Fenafes, que segue até o dia 19 de junho no Centro de Convenções de Natal, é uma das principais metas para o ano de 2022 dos estados que compõem a Câmara Técnica da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste e o Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste.

Mais cedo, o secretário Carlos Bezerra também representou o estado do Ceará no Fórum dos Gestores e Gestoras. Ele destacou a importância desses espaços de discussão que visam a unificação das ações em prol do fortalecimento da região.

“Reforma agrária, sistemas agroalimentares, acesso a mercados, protagonismo das mulheres, essas são algumas pautas pertinentes ao Nordeste, que precisam ser debatidas e precisam que esse debate ganhe visibilidade. E essa união que o Consórcio Nordeste está promovendo é de extrema importância para que nós sejamos resistência e sejamos, também, o avanço que nós necessitamos”.

SDA

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site