Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 24 de maio de 2022

Seminário Donas de Si mobiliza mulheres dos municípios de Barbalha e Milagres



Mulheres do município de Barbalha participaram, nesta segunda (23/05), do Seminário Donas de Si, realização do Instituto Future com patrocínio da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Procuradoria Especial da Mulher e da Sala do Empreendedor. A programação acontece na Câmara Municipal do município e segue com atividades nesta terça-feira (24/05). Paralelamente, o município de Milagres recebe o evento, nesta segunda e terça-feira.

 
Na abertura das atividades, a procuradora da mulher do município de Barbalha, vereadora Efigênia Garcia Mendes, enalteceu a iniciativa do projeto e valorizou a importância da criação das procuradorias das mulheres em todo o Ceará, principalmente na região do Cariri, onde há o maior índice de violência contra mulheres no Estado.
 
Para a procuradora, o seminário revela o quanto empreender em nosso País é difícil e empreender sendo mulher é mais desafiador ainda. “Por vivenciarmos uma sociedade patriarcal, enfrentamos batalhas diárias que só nós sabemos. Por isso estamos aqui para desmistificar essa prerrogativa. Precisamos desconstruir a cultura do machismo e construir uma rede de apoios entre nós mulheres, esse é apenas o primeiro passo”, destacou.
 
Efigênia acrescentou que os aprendizados do Seminário Donas de Si foram o pontapé inicial para um projeto ainda maior para o município de Barbalha. Segundo ela, a Procuradoria da Mulher de Barbalha investirá, no segundo semestre deste ano, no projeto Empreender Mulher, que dará continuidade à qualificação das mulheres da cidade e continuará incentivando-as a serem donas dos seus próprios caminhos. 
 
SEMINÁRIOS
 
No primeiro momento, realizado pela manhã, o seminário contou com a participação do palestrante Luciano Lopes, consultor do Instituto Future, que abordou sobre o empoderamento feminino com foco em habilidades socioemocionais e fortalecimento da autoestima das mulheres.
 
Já no período da tarde, a psicóloga da Procuradoria Especial da Mulher da Alece, Melina de Paula, explicou sobre o funcionamento do órgão, as formas de acolhimento das diversas demandas das mulheres, assim como a parceria com municípios das 55 procuradorias no Ceará. Ela apresentou ainda os tipos de violência, como a física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, e divulgou o projeto Zap Delas, canal direto de comunicação para mulheres, disponível pelo telefone (85) 99814-0754.
 
A manicure e design de sobrancelhas Maria Valdeilde, que acompanhou as palestras, avaliou o projeto Donas de Si como primordial em sua carreira. Segundo ela, é através da conversa com os palestrantes que, a partir de agora, saberá quais caminhos a seguir, desde o apoio finceiro pelos bancos especializados até como angariar novos clientes.
 
“Atendo meus clientes na sala de casa e hoje saio daqui mais capacitada para continuar investindo no ramo da beleza, que é o meu forte”, conta a manicure.
 
MOMENTO INSPIRAÇÃO
 
O Momento Inspiração, espaço destinado às mulheres empreendedoras para compartilharem suas experiências, teve como palestrante a piauiense Isalde Cruz, empreendedora que atua no comércio de roupas e acessórios em Barbalha. Ela relatou, dentre as diversas dificuldades da sua vida, o início do seu sonho em empreender. 
 
“Comecei num quartinho pequeno e sempre tive muito incentivo de outras mulheres que me diziam: 'é assim que começa um sonho'. E é assim que hoje eu me considero uma mulher de sorte nesse ramo comercial de roupas e acessórios femininos”, disse. Além disso, outra dificuldade a ser enfrentada foi quando entrou no ramo da construção civil, tipicamente masculino, o que, segundo ela, foi muito mais complicado que empreender.
 
A empresária ainda contou sobre o drama da descoberta de um câncer raro, que, para ela, foi mais um recomeço. “A beleza feminina está nos cabelos e eu perdi os meus. Me perguntei porque Deus me deu um câncer no momento em que eu estava no ápice da minha carreira. Hoje sei que o propósito era poder ajudar outras mulheres a conhecerem suas fortalezas inspiradoras e incentivá-las a serem donas das suas histórias”, concluiu.
 
Ao final, a cantora Mariana Correia cantou a música “Dona de Mim”, da intérprete Iza. Segundo Mariana, essa música representa o poder feminino e inspiração para todas as mulheres.
 
Participaram ainda do evento o presidente da Câmara dos Vereadores, Odair José de Matos (PT); o vereador Dorivan Amaro (PT); o diretor da Câmara Municipal, Carlos Tarafel; a procuradora-adjunta, Luciana dos Santos; a coordenadora da Procuradoria da Mulher, Lirida Callou, e a coordenadora de desenvolvimento Regional da Sala do Empreendedor, Jarina Santana, todos do município de Barbalha.
 
No encontro de amanhã (24/05), os participantes receberão orientações do representante da Sala do Empreendedor da Assembleia Legislativa, Wilkson Santos, sobre como formalizar uma empresa, os benefícios da formalização e os créditos para investimento. Além disso, haverá informação sobre empréstinos financeiros com os agentes de crédito do Crediamigo, do Banco do Nordeste e da Cearacred. Ao final, será realizada a entrega de certificados e sorteio de brindes para as mulheres que participaram do evento.
 
DONAS DE SI EM JARDIM E MAURITI
 
Na próxima quarta e quinta-feira (25 e 26/05), o Seminário Donas de Si também leva capacitação às mulheres dos municípios de Jardim e Mauriti, a partir das 8h, nas câmaras municipais de cada cidade.
 
O projeto Donas de Si tem como proposta promover ações articuladas de empreendedorismo feminino com foco na ascensão profissional da mulher, emancipação econômica, geração de renda e independência financeira.
 
A iniciativa já passou pelos municípios de São Benedito, Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Fortim, Itaiçaba, Quixeré, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Apuiarés e Pentecoste.
 
DL/LF
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site