Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 31 de maio de 2022

Pefoce participa do I Fórum Regional da Rede Pontos de Luz que visa integrar órgãos de atendimento e proteção às vítimas de violência sexual e doméstica

 Ascom Pefoce

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participou de fórum estadual que discute o acolhimento, proteção e cuidados às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual. O I Fórum Regional da Rede Pontos de Luz da Superintendência de Fortaleza, realizado na , pela Célula de Regulação, Avaliação e Monitoramento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ocorreu na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

O evento contou com palestras e mesa-redonda com profissionais da saúde, segurança pública, assistência biopsicossocial e outras frentes de atuação para discutir o contexto da violência, atenção básica, integração e ações dos órgãos governamentais e entidades de enfrentamento e proteção das vítimas.

A Pefoce participou do evento sendo representada pela médica perita legista, Ana Leopoldina, que é supervisora do Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca), núcleo da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) dedicado às perícias de constatação de crime sexual e exame de lesão corporal em contexto de violência doméstica em mulheres, crianças e adolescentes.

Em sua apresentação, a médica perita legista que também é ginecologista apresentou como é realizado o trabalho desempenhado pela Pefoce e falou da importância do trabalho pericial nessa rede integrada para o combate aos crimes sexuais e de violência doméstica. “O objetivo da nossa apresentação foi mostrar para os profissionais da área da saúde como se dá o trabalho da Pefoce dentro do contexto de atendimento pericial às vítimas de violência, e como atuamos em conjunto com a polícia militar, polícia civil fazemos parte dessa rede integrada de atendimento que está se organizando no Estado do Ceará”, explicou Ana Leopoldina.

Integração

De acordo com a secretária-executiva de Políticas de Saúde (Sepos) da Sesa, Luciene Alice da Silva, representando o titular da pasta, Marcos Gadelha, o objetivo da Rede Pontos de Luz é atuar de forma integrada com diversos órgãos públicos. “Nós temos que trabalhar em parceria com todos os atores, como as secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS, da Educação (Seduc), os Ministérios Público e a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente (Dececa). Todos nós, juntos, podemos buscar soluções de acolhimento a esse público, pois, infelizmente, ainda é o mais afetado pela violência”, disse.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site