Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 12 de abril de 2022

Tauá-CE: sementes selecionadas de milho elevam produtividade da cultura

 


Técnica da Ematerce Thaísa Lins e o produtor Gildo Oliveira inspecionando plantio de milho híbrido.



Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, escritório de Tauá-CE, numa visita técnica de rotina ao Sitio Junco, de propriedade do agropecuarista Gildo Marcelino de Oliveira, constataram a excelente situação do plantio dos oito hectares de milho da variedade Híbrida, plantada na unidade agrícola familiar, utilizando sementes selecionadas do Projeto Hora de Plantar. O Sítio Junco tem uma área própria de 10 hectares e a mesma quantidade arrendada, perfazendo ,assim, 20 hectares de área explorada. No sítio Junco, o Sr. Gildo e sua família cultivam hortaliças, milho e feijão sequeiro e criam caprinos da raça Anglo-Nubiano , registrados.


Nesta visita técnica, os funcionários da Ematerce Vanilson de Oliveira (Técnico Agrícola) e Thaísa Lins (Engenheira Agrônoma), verificaram o alto índice de germinação das sementes plantadas e o excelente desenvolvimento vegetativo das plantas e dos grãos, prenunciando uma alta produtividade de 2.500 quilos por hectare, bem acima da região. Para o Sr. Gildo, se o inverno continuar como está, colherá uma boa safra de milho e obterá um bom lucro com a venda do produto, que, no momento, o preço está muito bom, a R$ 80,00 o saco com 60 quilos. A colheita está prevista para o mês de junho próximo, finaliza o produtor.


 


 


 


 



Espiga de milho híbrido ,fruto das sementes selecionadas ,do Projeto Hora de Plantar, no Sítio Junco, em Tauá-CE.


O Projeto Hora de Plantar – 2022 contemplou o município de Tauá-CE, na região dos Sertões dos Inhamuns, com sementes de milho variedade (2.590 quilos) e híbrido (56.590 quilos), de feijão Caupi (255 quilos), sorgo forrageiro (5.810 quilos), além de 30 mudas de sabiá e 252.400 raquetes de palma forrageira, atendendo a 3.631 agricultores familiares de Tauá-CE, inscritos no projeto.



Plantio de oito hectares de milho híbrido, no sítio Junco em Tauá-CE.


O Projeto Hora de Plantar foi criado pelo Governo do Estado e está no 34º ano de existência, sendo coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA- e executado pela Ematerce, em todos os municípios do Ceará. O Projeto objetiva fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético, que propiciem o aumento da produtividade das culturas e consequentemente, melhoria do nível de renda dos beneficiados.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site