Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quarta-feira, 27 de abril de 2022

STRAAF de Paramoti auxilia jovens na retirada do título de eleitor

 



O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF) de Paramoti iniciou uma ação para ajudar jovens do município na retirada do 1º Título de Eleitor. Por ser possível a retirada de forma online, a direção do STRAAF tem auxiliado a juventude não só na sede da entidade, mas também nas comunidades. Com o objetivo de dar suporte para mais de 100 pessoas até o final do prazo para retirada do título, em 04 de maio, o sindicato já atendeu 87.

 

“Quando estávamos realizando as ações do Março Lilás, muitos jovens nos relataram não possuir título de eleitor, pois tinham dificuldades de procurar a Justiça Eleitoral e também não tinham segurança de fazer de forma online sozinhos e sozinhas. Então vimos a necessidade de auxiliar, pois é muito importante a juventude fazer ser ouvida no processo eleitoral. Como o Sindicato é uma entidade que está próxima das pessoas no dia a dia, não só na sede da cidade, mas indo as comunidades e nos assentamentos, a direção resolveu ajudar.”, relata a presidenta do STRAAF de Paramoti, Betinha Franco.

 

“Muito importante a atitude do Sindicato de Paramoti em auxiliar a juventude na retirada do título de eleitor. É um exemplo que outros sindicatos podem adotar. A participação nossa, jovens, nas eleições de 2022, é imprescindível. Juventude, não vacile, tire o título e tome as rédeas do seu destino. A hora é agora!”, destaca a secretária de Jovens da Fetraece, Milena Camelo.


Confira tutorial:

 

Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

 

O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.

 Os homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar. Mas atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis, pois, se não estiverem, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

 Acompanhamento da solicitação

 Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.

 e-Título

 Processadas as informações, se não houver qualquer pendência, basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS) e, a partir daí, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel.

 Penalidades para quem não tira o título

 As cidadãs e os cidadãos acima dos 18 anos que não tiram o título eleitoral estão sujeitos a uma série de restrições e impedimentos legais.

 

Isso porque manter o título regularizado é pré-requisito para outras ações como obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal; participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias; e se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública.

https://fetraece.org.br/

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site