Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Benefícios da transformação digital no agronegócio


Com a globalização as empresas precisaram se adaptar a era digital. E o agronegócio não ficou fora disso. Coleta de dados, processos criados e reformulação da forma de administrar a empresa foram algumas das mudanças nos últimos anos.

Ao mesmo tempo que o país se destaca na produção agrícola, ainda está longe de usar todo o potencial da tecnologia no campo e nas empresas. Por isso, a tecnologia no agronegócio é tendência e necessidade no Brasil.

Novas oportunidades de emprego

Com esse crescimento, para o segmento agrícola a área de tecnologia se tornou um oceano de oportunidades de emprego no país e pesquisas recentes comprovam esse movimento.

Antonio Lira, da Vooxer (marketplace de serviços com drones) destaca o uso de drones, que apesar de recente, trouxe um grande benefício que essa tecnologia traz para os produtores, onde os drones auxiliam na identificação de pragas na lavoura. Dessa forma, é possível economizar com insumos e realizar apenas aplicações pontuais ao invés de pulverizar toda a plantação.

Tecnologia é aliada do agronegócio em todas as etapas

A tecnologia auxilia o agronegócio tanto para o produtor, quanto para o distribuidor agro e cooperativas.

Desde sistemas computacionais e modelos meteorológicos e climáticos que auxiliam os produtores no campo, a tecnologia para monitorar e otimizar as decisões dos empresários são cada vez mais necessárias nos dias atuais.

Não é questão apenas de coletar dados e informações, mas sim transformar essas informações em conhecimento e em decisões estratégicas.

Conte com a tecnologia BI para otimizar o seu negócio

De acordo com David Reis, gerente comercial da BRID, o processo da transformação digital foi crucial tanto para os produtores quanto para os distribuidores agro.

“A transformação digital no agronegócio é uma transformação do conhecimento. A missão do agronegócio é que não pode haver erro. E o risco é altíssimo. Por exemplo: o produtor plantou soja. Se não chove, o prejuízo é enorme. Tudo que foi investido é praticamente perdido”.

Como a tecnologia pode auxiliar nisso?

Com o BI (Business Intelligence) da BRID, os módulos do Agroview foram desenvolvidos pensando no distribuidor do agronegócio, entregando insights e auxiliando nas estratégias e tomadas de decisão das empresas.

O produtor, com acesso aos dados de clima, histórico, investimentos em insumos, e etc. pode fazer uma projeção para as produções futuras. Sem ter tantos prejuízos mais tarde.

David ainda acrescenta: “o Brasil é a maior potência do agronegócio por causa da transformação digital. Somos o maior produtor. Isso é por conta da disseminação da inteligência de dados que antes era escassa e hoje tanto a indústria quanto o produtor e o distribuidor podem ter informações precisas, fazendo uma prestação de serviço mais qualificada”.

Porém, não basta ter apenas dados e informações. Ainda de acordo com o especialista, “tem que ter uma inteligência humana que, somada aos dados e plataformas, será possível gerar uma inteligência de negócios”. E isso é o que o BI pode proporcionar. A consultoria e plataformas dão poder para visualizar informações cruciais e tomar decisões estratégicas.

Com o BI, o gestor tem acesso a dados e informações de forma fácil e rápida, evitando erros de planilhas e melhorando na performance da sua equipe.

Conheça 6 vantagens da transformação digital no agronegócio

1. Unificação da operação

Consolidação das operações e informações vindas de todos os departamentos/unidades. Fim das planilhas de Excel e trabalho manual. Análise precisa dos dados em gráficos e tabelas de fácil leitura promovem uma facilidade na compreensão das informações.

– Possibilidade de gerenciar maior número de recursos, equipes, estoque.

– Possibilidade de reunir e armazenar dados a fim de trabalhar estrategicamente com diversas informações ao mesmo tempo.

Exemplos de sistemas que conseguem reunir informações de diversos setores da empresa com dados internos da empresa e externos do mercado:

  • CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) – unifica visitas, atendimentos dos vendedores, carteiras de clientes, etc.
  • BI (Business Intelligence ou Inteligência de Negócios) – Integra todos os dados de todos os softwares da empresa e traz de forma visual para uma análise estratégica.
  • ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) – converge a alimentação dos dados de todos os setores da empresa em um sistema.

2. Projeções assertivas

Fazendo análise de todos os dados coletados somados ao histórico e cruzando com demais informações, permite que o gestor faça projeções assertivas para o negócio.

São oito módulos combinados que, ao fazer uma análise estratégica, o gestor consegue ter uma visão completa com decisões assertivas nos diferentes departamentos.

O BI Agroview da BRID Soluções permite fazer projeções de informações confiáveis que garantem segurança nas escolhas.

3. Custo reduzido

Soluções digitais que auxiliam no controle e no planejamento de mão de obra, maquinários, compras e manutenções otimizando os recursos da empresa e reduzindo custos e possíveis desperdícios.

4. Atualização em tempo real

Ter o poder de decidir com base em informações atualizadas que são apresentadas pelo BI através de gráficos e relatórios para realizar análise instantâneas.

5. Aumento da produtividade

O BI agrobusiness utiliza inteligência para reunir dados que geram vantagens competitivas, apontando falhas e gargalos, além de oportunidades para serem aproveitadas. Tudo de forma organizada, ágil e confiável.

  • Agilidade nos processos com informações confiáveis.
  • Gestão e equipe conseguem analisar de forma mais rápida, automatizar processos repetitivos, aumentando o desempenho da equipe.

6. Mobilidade e agilidade

Aplicativos mobile e soluções em nuvem permitem facilidade de acesso para os usuários e gestores, praticidade e rapidez, além da democratização dos dados e informações.
Mantém os dados sempre atualizados, sem processos manuais com soluções de automação.

Vantagem competitiva

Como podemos ver, a transformação digital no agronegócio teve grandes impactos positivos para o universo do agro. Atualmente estamos cada vez mais dependente das tecnologias que auxiliem nos processos das organizações, e a busca pelo profissionalismo e concorrência de mercado faz com que as empresas que adotem essas tecnologias tenham vantagem competitiva e se destaquem perante a concorrência.

bridsolucoes

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site