Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quinta-feira, 3 de março de 2022

Biólogos registram aumento de 55% da fauna na região do Complexo Eólico Santo Inácio no Ceará

 

Mais de 200 espécies de aves e morcegos foram encontradas na região de Icapuí, desde o início do monitoramento

Na região de Icapuí, no Ceará, onde está localizado o Complexo Eólico Santo Inácio, empreendimento da Aliança Energia, biólogos registraram um aumento de 55% das espécies de aves e morcegos, desde o início do monitoramento, em 2019.

Em 2021, foram registradas 191 espécies de aves, das 451 conhecidas no Estado, de acordo com a lista de aves do Ceará, e pelo menos 32 espécies de morcegos, de 45 presentes no Ceará.

Os resultados obtidos em campo pela equipe técnica contratada pela Aliança Energia foram apresentados à Superintendência de Meio Ambiente do estado do Ceará por meio de um relatório do Programa de Monitoramento da Fauna Alada (aves e morcegos).

Segundo o analista de Meio Ambiente da Aliança Energia, Rômulo Fonseca da Silva, estes resultados comprovam a boa manutenção do ecossistema natural, preservação da natureza e equilíbrio nas cadeias alimentares do bioma Caatinga, predominante na região.

Rigor científico

Para realizar este monitoramento, a Aliança Energia contratou cinco profissionais, entre biólogos e assistentes de campo com alto nível de capacitação, como doutorado e mestrado, especializados nesses animais.

Rômulo explica que o trabalho é feito nas estações seca e chuvosa, para melhor observar o comportamento da fauna, e nos períodos diurnos e noturnos, já que as espécies têm comportamentos diferentes. A metodologia para identificação de morcegos é feita através de sonar, um aparelho que capta o som emitido por esses animais. A partir dele são identificadas as espécies, pois cada uma possui forma única de emissão.

“Todas as informações coletadas compõem esse relatório. A equipe realiza observação técnica, fotografia, escuta do canto, acompanha hábitos, verifica os ninhos e realiza caminhadas por pontos determinados. O resultado nos enche de orgulho, pois mesmo após quatro anos de operação do Complexo Eólico, fica comprovado que a energia que geramos é limpa, de baixo impacto ambiental e ainda auxilia a preservar o meio ambiente”, destaca Rômulo.

Proteção da Biodiversidade 

O Programa de Educação Ambiental da Aliança Energia realiza várias ações com o objetivo de ampliar o conhecimento da comunidade sobre o bioma caatinga e preservar a biodiversidade da região. Além do monitoramento, ações práticas realizadas no dia a dia garantem a presença dessas espécies da fauna.

“A ampliação da presença da fauna na região pode ser atribuída a diversos fatores como combate à caça, ronda motorizada 24 horas na área do Complexo Eólico, ações de educação ambiental junto às comunidades e escolas, regime de chuvas e campanhas de prevenção a incêndios florestais. Esses resultados indicam que todos nós, empresa e comunidade, temos conseguido conservar a flora e fauna, tornando o ambiente propício para essas espécies. Contamos com cada um para não queimar mato, lixo ou pastagens. Isso prejudica a floresta, os animais e a qualidade do ar que respiramos”, pontua.

Programa de Monitoramento da Fauna Alada 

A Aliança Energia realiza desde 2019 o Programa de Monitoramento da Fauna Alada, no Complexo Eólico Santo Inácio.  O programa tem como objetivo levantar informações para os grupos de aves e morcegos com a finalidade de subsidiar a avaliação dos efeitos causados à comunidade faunística durante a construção do complexo eólico, permitindo estabelecer medidas que minimizem os impactos no que se refere à perda da biodiversidade e desequilíbrios populacionais. 

O Complexo Eólico Santo Inácio está localizado no município de Icapuí, no Ceará e é composto pelos parques eólicos São Raimundo, Santo Inácio III, Santo Inácio IV e Garrote. O parque eólico tem 47 geradores e capacidade instalada de 98,7 MW, energia suficiente para abastecer cerca de 170 mil residências, no padrão de consumo médio brasileiro.

Fonte: Assessoria Serifa Comunicação

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site