Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Presidente da Embrapa participa de inauguração de escritório da CNA

 


 -

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, participou ontem (13) da inauguração de um escritório de negócios da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento faz parte de mais uma missão técnica do presidente, que iniciou no dia 6 em Londres, passa nesta semana por Dubai e termina em Aby Dhabi e Dubai na semana que vem.

O escritório de Dubai terá como foco o aumento de exportações do Brasil para o Oriente Médio. "Nosso objetivo é dar suporte aos produtores e empreendedores rurais em ações de promoção, inteligência comercial e aproximação com parceiros estratégicos da região para ampliar e diversificar a pauta de exportações do agro brasileiro", afirmou o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira no evento de inauguração, que coordenou a implantação da nova estrutura. A Confederação tem outros dois escritórios internacionais que foram inaugurados na Ásia em 2021, localizados em Xangai e Singapura. 

Gedeão ressaltou que a iniciativa é uma oportunidade ímpar para o setor: “temos a necessidade de continuarmos abrindo mercados, por isso inauguramos esse escritório estrategicamente em Dubai, terceiro bloco importador mais importante do agronegócio brasileiro".

O escritório em Dubai vai apoiar principalmente os pequenos e médios produtores e empreendedores rurais que buscam novos mercados para seus produtos. “A CNA entende a importância desse processo de auxiliar as exportações, principalmente para aqueles que não têm estrutura para chegar a um mercado como esse. Por isso, todas as entidades aqui representadas são fundamentais e necessárias para ajudar esses produtores a trilharem esse caminho”, explicou Gedeão.

Clique aqui para assistir à cerimônia de inauguração do escritório.

Participaram também da inauguração o deputado Sérgio Souza (MDB/PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meireles; o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour; o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza; a coordenadora de Inteligência Comercial da CNA, Sueme Mor;  a coordenadora-geral de Promoção Comercial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Andressa Beig Jordao; o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira; o adido agrícola em Riade, Arábia Saudita, Adriano Perrelli; além de assessores técnicos da CNA, da InvestSP, da Apex-Brasil, e empresários rurais que fazem parte da missão da CNA.

Gulfood 2022

Moretti também participou no domingo (13) da inauguração do pavilhão brasileiro da Gulfood 2022, a maior feira do setor de alimentação no Oriente Médio, que está sendo realizada também em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A exposição é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que espera que sejam negociados mais de US$ 415 milhões durante e após a feira.  

Ao todo 114 empresas brasileiras estão apresentando seus produtos no pavilhão do Brasil. Do total, 67 foram trazidas pela ApexBrasil e estarão nos pavilhões Nacional, Bebidas, Grãos, Carnes e Frangos. Já a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) leva outras 30 empresas, e mais 17 estarão com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

O espaço brasileiro também terá degustações diárias com o chef brasileiro Bruno Ambar e no Pavilhão de Bebidas serão distribuídos mocktails (coquetéis sem álcool) inspirados em músicas brasileiras; cafés especiais, açaí e outros produtos nacionais. A Apex quer priorizar a promoção dessas bebidas para diversificar a pauta de exportação brasileira, já que 90% das vendas em 2019 vieram dos setores de carnes, complexo sucroalcooleiro, cereais e soja.

Para o presidente da Embrapa, a diversidade de itens brasileiros sendo expostos na feira reflete como é ampla a oferta de oportunidades do agro brasileiro. "É uma satisfação muito grande para nós, da Embrapa, que trabalhamos com praticamente com todas as cadeias produtivas no Brasil, desenvolvendo tecnologias para dar competitividade para as empresas virem aqui e se apresentarem bem, mostrando que são competitivas e sustentáveis", disse ele, enfatizando que várias empresas expositoras reconhecem a contribuição que a Embrapa deu para melhoria da qualidade dos produtos ou para os sistemas de produção das cadeias envolvidas.

Também estiveram na cerimônia de abertura do Pavilhão do Brasil o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA; Silvia Pierson, diretora do escritório da Investe SP em Dubai; o embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Fernando Igreja; e o chefe do escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo.

Robinson Cipriano (MTb 1727/88-DF)
Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire)

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site