Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Governo do Ceará apresenta demanda para renovar parceria com o FIDA para novo projeto

 

Na manhã desta sexta-feira (25) aconteceu, de forma remota, a finalização da Missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) de conclusão do Projeto Paulo Freire (PPF). Na ocasião, foi assinado o memorando, destacando os principais resultados alcançados e os acordos de finalização de vigência do empréstimo do FIDA ao Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

A reunião contou a presença da Secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa Barbosa de Carvalho, Carlos Bezerra – Secretário Executivo da SDA, Hardi Vieira – Oficial de Projetos FIDA no Brasil, das coordenadoras do PPF, Íris Tavares e Rocicleide Ferreira, e demais integrantes da equipe da Missão.

A missão de duas semanas (14 a 25 de fevereiro) acompanhou o projeto em diversas áreas com vistas à conclusão o projeto vigente. A pauta de trabalho dessa última Missão FIDA trabalhou o fechamento das ações de monitoramento, o relatório da pesquisa de impacto, relatório de conclusão e os relatórios administrativos da operação entre FIDA e o Governo do Estado. Foram realizadas visitas às comunidades beneficiadas, pelos consultores Conceição Dantas – Especialista em Focalização (Gênero, Juventude e Comunidades Tradicionais) e Gabriel Zimath – Especialista em Análise Financeira (EFA) – DFI/FAO.

“O Projeto Paulo Freire entra para a história do Ceará graças aos seus impactos na vida dos nossos agricultores”, ressaltou a secretária Ana Teresa. “Aumentamos a renda e ativos das famílias atendidas, o capital humano e social nas comunidades, garantindo segurança alimentar e nutricional, reduzindo a pobreza rural, ampliando diálogo de igualdade de gênero e empoderamento feminino, trabalhando a adaptação às mudanças climáticas, efetivando a gestão dos recursos ambientais e naturais, a produtividade agropecuária, mais acesso aos mercados, ampliação do acesso à água e, por fim, desenvolvimento e inovação”, pontua a gestora.

A coordenação do projeto reforçou a importância dos resultados alcançados com a Missão. “A missão de encerramento do PPF ocorreu de forma exemplar, no que diz respeito ao acompanhamento nesse período de finalização da sua execução com vistas aos resultados e a prestação de contas. Além de documentos importantes como o estudo de impacto e avaliação do projeto, o relatório de conclusão e a estratégia de sustentabilidade do maior projeto de combate à pobreza rural do estado do Ceará”, reforçou a coordenadora do PPF, Íris Tavares.

Nova fase do PPF

Durante a missão houve uma reunião com a Vice-Governadora do Ceará, Izolda Cela, com aval do Governador Camilo Santana, na qual o Estado expressou a demanda de um novo projeto financiado pelo FIDA.

Na ocasião, destacou-se a incidência da pobreza rural no estado nos últimos dois anos que têm aumentado e com isso seria necessário contar com uma fase 2 do PPF, ampliada para todo o semiárido cearense e que, além disso, sirva como instrumento da SDA para a política de combate à pobreza rural no estado.

Ao FIDA, foi solicitado a preparação da Carta Consulta para renovação de um novo projeto nos moldes do Projeto Paulo Freire. O Oficial do FIDA no Brasil, Hardi Vieira, reforçou a parceria do FIDA com o Governo do Ceará e compromisso na elaboração dessa nova proposta.

“O FIDA se disponibilizou a começar, nesse sentido, a trabalhar uma proposta para a ‘segunda fase’ do Projeto Paulo Freire. Em linhas gerais, seria um projeto de abrangência maior, além dos 31 municípios, ampliaria para todo o semiárido cearense. Continuaria com foco na população pobre e extremamente podre, principalmente mulheres, jovens e comunidades tradicionais. Além disso, também, seria incluída na preparação da proposta do projeto a temática do Saneamento Rural, e tecnologias sociais e governança territorial, principalmente, a organização e administração de associações e organizações locais”, destacou Vieira.

O Projeto Paulo Freire tem se firmado como uma experiência exitosa de fortalecimento da política pública no combate à pobreza rural, com foco nas comunidades difusas e de maior vulnerabilidade social, além da valorização dos povos do semiárido e da agricultura familiar de transição agroecológica no semiárido cearense.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site