Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Com melhor resultado desde 2011, Pré-Estação termina com chuvas acima da média

 


Cariri foi a região com maior acumulado médio (FOTO: Marciel Bezerra)

Pré-Estação 2021/22 no Ceará terminou acima da média. Os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam que o acumulado foi de 210,3 milímetros, o que representa 61,4% acima da normalidade.

Entre dezembro e janeiro, somente o Litoral Norte apresentou precipitações dentro da normal histórica. A macrorregião mais chuvosa foi o Cariri, no sul do Estado, onde o acumulado bimestral foi de 360,3 mm, representando um desvio positivo de 67,1%.

O resultado da Pré-Estação foi, inclusive, o melhor desde o  mesmo período entre 2010/2011, quando o resultado foi de  295,5 milímetros.

“Em termos gerais, o período foi marcado pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que esteve posicionada próximo ao sul do nordeste do Brasil (na altura da Bahia) e pela presença do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Entre a segunda metade de dezembro e a primeira quinzena de janeiro, houve episódios de ZCAS próximo ao sul do Nordeste do Brasil, que influenciaram na formação de áreas instabilidade sobre o estado, as quais ocasionaram chuvas em boa parte dos municípios cearenses”, explica o meteorologista Bruno Rodrigues.

Já a partir da segunda quinzena de janeiro, as precipitações registradas estiveram associadas a presença do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). O posicionamento favorável desse sistema meteorológico, também auxiliou na formação de áreas de instabilidade sobre o Estado,  proporcionando chuvas em todas as macrorregiões.

A Funceme explica ainda que, além desses sistemas meteorológicos citados, alguns efeitos locais como: temperatura, relevo e brisa marítima e terrestre, também contribuíram para as chuvas.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site