Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sábado, 29 de janeiro de 2022

Programa municipal distribui mudas de cajueiro desenvolvidas pela Embrapa a produtores

 Foto: Divulgação

Divulgação - Agricultor recebe mudas de CCP 76 para plantio

Agricultor recebe mudas de CCP 76 para plantio

A Secretaria Municipal de Agricultura de Santo Antônio de Lisboa (PI) realizou, nesta semana, a distribuição de 10 mil mudas de clone de cajueiro anão precoce CCP 76 a agricultores residentes naquele município. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF) e o projeto Viva Semiárido, que tem como objetivo contribuir para a redução dos níveis de extrema pobreza da população rural piauiense por meio de atividades produtivas.

 

Este é o segundo ano consecutivo em que os produtores recebem o material. De acordo com Natália Leal, secretária Municipal de Agricultura, foram destinadas 100 mudas de cajueiro-anão para cada agricultor. As plantas são destinadas exclusivamente para o plantio e sua venda é proibida. 

 

Segundo Odirlei Cipriano, viveirista que forneceu as mudas aos agricultores, a cajucultura é extremamente importante para o município, haja vista ser o carro chefe da economia da região. Caso não houvesse o plantio de caju, a população não teria outra fonte de renda segura que possibilitasse a sobrevivência no território.

 

Ele acrescenta: “Esse programa de distribuição de mudas é muito importante porque ele vem no momento de pandemia, com a baixa no preço dos produtos, os produtores tiveram dificuldade em adquirir as mudas de forma particular”. 

 

Conforme divulgado em live realizada na semana passada, o Piauí registrou queda na produção da castanha de caju. Os números caíram de 23,1 mil toneladas, em 2020, para 19 mil toneladas, em 2021. O rendimento também seguiu a mesma tendência de queda, decrescendo de 326 quilos de castanha de caju por hectare para 263 quilos de castanha de caju por hectare no intervalo de um ano.

 

Pedro Andrade, supervisor das Pesquisas Agropecuárias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Piauí, ressalta a necessidade de adotar um manejo adequado visando ao crescimento da produção.


Para saber mais sobre os materiais genéticos da Embrapa, baixe de forma gratuita o folder sobre clones de cajueiro 

 

Ricardo Moura (DRT 1681 JPCE)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Luiza Vieira (estagiária)
Embrapa Agroindústria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cajucultura
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site