Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Move Ceará debate estratégias para economia na Macrorregião do Cariri




O Encontro do Move Ceará, iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, em conjunto com a plataforma TrendsCE, realizou nesta terça-feira (11/01), no Crato, o segundo encontro para discutir sobre a economia cearense e traçar metas para a retomada do crescimento com geração de emprego e renda na macrorregião do Cariri.

A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, Luiza Martins, apresentou o projeto Move Ceará para os convidados presente e destacou a importância do debate para ouvir o setor produtivo em todo o Estado, principalmente, neste período pandêmico.

“Estes encontros em todas as macrorregiões são necessárias para alavancar, neste momento, a economia do Ceará. Esta escuta é inovadora, pois é a primeira vez que o Legislativo cearense se propõem a ir aos territórios e ouvir o setor produtivo”, destacou.

Para a coordenadora do Move Ceará, Mariana Chaves, é importante que o Move Ceará passe por todas as macrorregiões do Estado para o diálogo ativo do setor produtivo. Segundo ela, foram revisitados todos os estudos econômicos do Ceará, para traçar metas futuras de avanço do setor.

“Levantamos as principais demandas do setor produtivo de cada macrorregião que visitaremos para buscar soluções concretas das demandas de cada local. Com isso, produziremos um relatório final com o resultado das escutas, mostrando e sugerindo o que pode ser feito na prática de cada localidade para o seu crescimento econômico”, esclareceu.

O prefeito do Crato, José Ailton Brasil, agradeceu a iniciativa do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), em escutar as problemáticas econômicas de cada região para apresentar soluções concretas de desenvolvimento nas áreas de destaque de cada local. O prefeito acrescentou ainda que o maior desafio atual é a falta de emprego que crise pandêmica gerou nestes últimos dois anos.

“O Legislativo cearense avança no debate pois, mesmo diante de uma crise sanitária e que não acabou ainda, está aberta ao diálogo na busca de alternativas para que a economia não pare e possamos continuar gerando emprego e renda. A crise econômica é a mãe de todas as crises, pois sem comida não se consegue ter dias melhores”, comentou.

Também presente ao evento, o secretário de Turismo do município de Barbalha, Isaac Luna, ressaltou que o turismo foi o setor mais afetado durante a pandemia. Segundo ele, a principal característica turística de seu município é a cultura, setor também bastante atingido, por isso, encontros como o Move Ceará são importantes para saber os passos futuros na retomada da economia, principalmente, nestes setores mais prejudicados.

“O Move é um projeto muito importante, pois escuta os gestores, de modo geral, para juntos criar programas e estratégias que ajudem a melhorar as condições de reaquecimento. No caso do turismo, nós não conseguiríamos fazer nada sozinhos. Se houver união, como é a proposta desse evento, podemos realizar vários encaminhamentos para mudar e reaquecer os setores econômicos da região”, finalizou.

O evento acontece no auditório do CEJA Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira, no município do Crato, e estiveram presentes os representantes e agentes estratégicos do setor produtivo da Macrorregião do Cariri, que é formada por 29 municípios.

DL/LF

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site