Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Mistura de fenômenos climáticos atuando sobre o Ceará pode favorecer a ocorrência de mais chuvas


As volumosas chuvas que caem sobre o Ceará desde o início deste ano de 2022 devem continuar. A análise é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme explica o meteorologista do órgão, Flaviano Fernandes, uma combinação de dois fenômenos tem atuado no Estado, o que "pode favorecer a continuidade das precipitações".

Normalmente, as chuvas da pré-estação (dezembro e janeiro) são ocasionadas por um sistema chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Porém, nos últimos dias, outro fenômeno tem influenciado as precipitações, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). 

"O centro do sistema atmosférico [do VCAN] está no oceano Atlântico e a borda oeste está sobre o continente nordestino provocando as chuvas no Ceará. Com a atuação simultânea da ZCIT, o Estado deverá seguir recebendo mais chuvas", explicou o especialista.

  • O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis atua nos níveis mais altos da atmosfera. Esse sistema atua de duas formas distintas. No centro da sua atuação, ele faz com que o ar seco desça para a superfície. Já nas bordas – como tem ocorrido no Ceará – ocorre formação de nuvens de chuva. No Ceará, o VCAN tem atuação predominante no período da pré-estação, entre os meses de dezembro e janeiro.  
  • Já a Zona de Convergência Intertropical é o principal sistema indutor de chuvas no período da estação, que se estende entre fevereiro a maio. Ele é um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos. A ZCIT é formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul. 

DN
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site