Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Marcelo Lemos indica inclusão de tratamento contra cistite intersticial (CI) na estrutura de saúde pública do município de Fortaleza.


cistite intersticial (CI) ou síndrome da bexiga dolorosa (BPS) é uma doença crónica da bexiga caracterizada por uma sensação de dor na bexiga ou sensação de pressão que geralmente aumenta com o enchimento da bexiga. Associadamente, podem surgir também outros sintomas como micção frequente diurna (poliaquiuria) e nocturna (nocturia), urgência (vontades súbitas para urinar), alívio da dor com a micção, etc.. O diagnóstico de síndrome da dor vesical pressupõe a presença de sintomas com mais de 6 semanas de duração e ausência de outras causas identificáveis como as infeções do trato urinário, tumores da bexiga, endometriose, etc.  

Fonte: Dr. Luís Sepúlveda

É uma doença rara, mas que vem crescendo em número de casos na capital, onde os pacientes que dependem da rede pública não tem orientação.

Por ser uma doença considera nova não se estabeleceu um tratamento completo, que possa apontar cura imediata, o que existe são combinados de ações que envolvem: urologia, fisioterapia e nutrição especializada.

A ideia, promovida pelo  PLO 8/2022, de autoria do Vereador Marcelo Lemos – PSL, pretende implantar na rede de saúde pública municipal um sistema único para: CADASTRAMENTO, MONITORAMENTO E TRATAMENTO DE PESSOAS PORTADORAS DE CISTITE INTERSTICIAL, visando o desenvolvimento de estratégias voltadas para tratar de perto pessoas diagnosticadas. Um detalhe importante é que a maioria dos pacientes são do sexo feminino.

A matéria aguarda definição de relator na Comissão de Legislação da CMFOR.

 

Ascom/FT

 

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site