Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Governo do Ceará inaugura Barragem Amarelas para beneficiar produtores rurais e moradores de Beberibe e Fortim

 



Com investimento de mais de R$ 13,5 milhões, obra hídrica vai ampliar a oferta de água para a produção rural e abastecimento das comunidades

A manhã desta quarta-feira (12) representou a concretização de um sonho para a trabalhadora rural Naianne dos Santos Lima, de 29 anos, moradora da comunidade Amarelas, em Beberibe. A família de Naianne será uma das principais beneficiadas com a Barragem Amarelas, inaugurada pelo Governo do Ceará nesta quarta-feira, com a presença do governador Camilo Santana; do secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira; da prefeita de Beberibe, Michele Cariello; do vice-prefeito de Fortim; Igor Ciriaco; do secretário Nacional de Segurança Hídrica, Igor Aires Nunes; e demais autoridades.

“Hoje já é uma realidade essa grande obra que vai beneficiar não só a gente da agricultura, mas também a questão do abastecimento de água. Nossa comunidade, que tem 24 famílias, fica feliz com a esperança de um dia ter água encanada em nossas casas. Se assim for, vamos ter benefício para agricultura e uma qualidade de vida melhor”, projetou Naianne, que cultiva caju, mandioca e leguminosas.

A obra, que teve investimento de mais de R$ 13,5 milhões, contou com recursos oriundos de uma parceria entre Governo do Ceará e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Governo Federal. A execução foi coordenada pela SRH, por meio da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).

Na oportunidade, o governador enfatizou que a barragem será essencial para os produtores da região, e reafirmou que a segurança hídrica é prioridade para o Estado. “A questão da água para nós é prioridade. Nós enfrentamos muitos anos seguidos de seca no Ceará, mas não medimos esforços para fazer investimentos. Compramos equipamentos para perfuração de poços. 60% dos poços de toda a história da Sohidra foram perfurados nos últimos anos por conta da seca. Através das várias etapas do Projeto São José, temos levado oportunidades e assistência para as comunidades rurais. Os investimentos que a Companhia tem feito nos municípios levando água encanada também é uma das nossas prioridades”, afirmou Camilo Santana.

Com capacidade de armazenamento de 47.680.000 m³ de água, a Barragem Amarelas vai ajudar no abastecimento hídrico das cidades de Beberibe e Fortim, além de funcionar como uma fonte hídrica para a irrigação de extensa área a jusante e para o desenvolvimento de atividades de piscicultura, proporcionando a criação de um polo regional.

“Beberibe é um município que não é só praia, mas tem praia, serra e sertão. Essa é uma região do sertão de Beberibe, e precisava de uma obra hídrica para garantir o abastecimento das comunidades rurais e da própria cidade se for necessário, podendo atender Fortim também. É mais um manancial que poderá não só receber água da chuva, mas quem sabe o rio Jaguaribe e o Castanhão voltando a encher”, explicou o titular da SRH, Francisco Teixeira.

Michele Cariello, prefeita de Beberibe, ressaltou o impacto da obra para as comunidades. “Estamos muito felizes de receber essa obra, que era esperada pelos beberibenses. Inicialmente, ela vai ser utilizada para piscicultura, agricultura e pecuária. Depois, quando ela atingir um nível maior de água, dependendo do estudo de salinização dela, vamos fazer sistemas de abastecimento para beneficiar as comunidades próximas: Ema, Amarelas, Umari-Palmeira, Pirangi e Juazeiro”.

Representado o Ministério do Desenvolvimento Regional, Igor Aires Nunes, secretário Nacional de Segurança Hídrica, afirmou que o Estado do Ceará é referência nacional na gestão dos recursos hídricos. “É sempre uma satisfação voltar ao Ceará e muito mais para ver uma obra bonita, grandiosa e marcante, que vai deixar benefício para Fortim e Beberibe. Aqui tem um aumento de disponibilidade hídrica para a região”, avaliou.

Ascom

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site