Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Ematerce participa da solenidade de posse do novo diretor da Faec

Na última sexta-feira (7), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), esteve presente, através do Diretor Técnico da Empresa, Itamar Lemos, na solenidade de posse do novo diretor da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), o agropecuarista José Amílcar Silveira. O evento ocorreu no lado externo da instituição, na avenida Eduardo Girão.

Da esquerda para a direita: Itamar Lemos, Diretor Técnico da Ematerce e José Amílcar Silveira, Presidente da Faec.

Na ocasião o novo diretor anunciou algumas novidades, dentre elas a instalação do Cinagro (Centro de Inteligência do Agro) que será uma ferramenta capaz de armazenar dados e compartilhar o conhecimento tecnológico do setor agrícola através de ferramentas digitais, o que possibilitará que os produtores rurais tenham mais acessos a ferramentas tecnológicas.

“Apesar das dificuldades, dos longos períodos de seca, em muitos aspectos a agropecuária cearense mostrou robustez e capacidade de crescimento. Podemos mostrar o potencial do agro do nosso Estado, dentre vários outros exemplos, destacando que temos o maior produtor de camarão do país (Cristiano Maia), o maior produtor de melão do mundo (Agrícola famosa) e o maior exportador de banana do Brasil para a Eutopa (Edson Brok). Somos o 1º produtor e exportador de água de coco, o 1º exportador de flores do Nordeste e o 4º do Brasil”, comentou José Amílcar.

A posse e o discurso do novo gestor abre portas para inovação tecnológica no campo e, principalmente, sobre a acessibilidade de novas ferramentas para o agricultor, algo conhecido por Agricultura 5.0.

O que é agricultura 5.0?

A agricultura 5.0 é a mais recente geração de modelos de produção agrícola. Como os serviços de mapeamento de áreas por satélite, análise de solo georreferenciada, pulverização com drones e tecnologias para o plantio, irrigação e fertilização.

O diferencial da agricultura 5.0 está na tomada de decisão, que será cada vez mais atribuída as máquinas, o que proporciona maior precisão e produtividade.

A agricultura 5.0 é marcada pelo uso da inteligência artificial, biotecnologia e análise de dados da sua fazenda. O que aumenta a precisão da automação, na sua produtividade e a na sua performance.

Ascom

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site