Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Festa da Colheita celebra resultados do Projeto Paulo Freire no Território de Sobral

 

Os resultados do Projeto Paulo Freire (PPF) são visíveis nas 600 comunidades rurais atendidas pela ação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Durante a Festa da Colheita, que encerra as ações de assessoria técnica do projeto no território de Sobral, o secretário De Assis Diniz, a coordenadora do PPF Íris Tavares e agricultores comemoram a mudança promovida pelo projeto financiado com recursos de um acordo de empréstimo junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA).

No Território de Sobral, 10 municípios e 132 comunidades rurais foram atendidas pelo projeto de combate à extrema pobreza rural. “A Festa da colheita é o encontro da afirmação de vivências e saberes plantados e cultivados pelos nossos agricultores e nossas agricultoras”, enalteceu a riqueza da celebração o secretário De Assis Diniz. Ao todo, foram 6.826 famílias atendidas diretamente com assessoria técnica e projetos produtivos e investidos R$ 21.760.534,53, sendo R$ 2.618.030,00 de contrapartida das comunidades.

“Esse momento é muito feliz para mim e acredito que seja para todas nós. Esse projeto só veio para nos beneficiar e fortalecer. Nos tornar maiores, grandes e poderosas. Hoje, podemos trabalhar com Agroecologia e repassar os nossos conhecimentos para outras comunidades. Só cresce quando todo mundo cresce junto”, testemunhou a agricultora Regina Rodrigues, da comunidade Boqueirão, em Sobral.

A programação contou com mística de abertura e leitura de um cordel que apresentou os resultados do PPF, na visão de jovens e beneficiárias. A partilha de sabores e saberes contou ainda com uma grande ciranda de encerramento e banquetaço, com alimentos oriundos das comunidades atendidos pelo projeto da agricultura familiar. A próxima parada da Festa da Colheita do Projeto Paulo Freire será no município de Ipu, no Território de Sobral. O evento ocorre no dia 14 de dezembro.

PROJETOS PRODUTIVOS

No Território de Sobral 1, o Projeto Paulo Freire contou com um foco especial para o público de mulheres, jovens, povos tradicionais e juventudes. Além da implantação de Cadernetas Agroecológicas, a ação da SDA promoveu capacitação em Educação e Saúde, políticas públicas, tecnologias sociais, acesso à água, segurança e soberania alimentar. Por fim, foram implantados 1.705 sistemas de reuso d´água de cinzas, 1.645 canteiros agroecológicos, 848 biodigestores, 349 fogões ecoeficientes e 1.810 cisternas de placa

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site