Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Governo do Ceará inaugura nova casa de farinha em Araripe com investimento de R$ 500 mil

 

A agricultura familiar tem ganhado um forte aliado com o implemento de investimentos do Governo do Ceará nos últimos seis anos. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto Paulo Freire, presente em 600 comunidades, de 31 municípios, tem promovido ações de desenvolvimento rural de convivência com semiárido e transição de base agroecológica.

Na comunidade Serra da Perua, no município de Araripe, a 536 km de Fortaleza, foram desenvolvidas ações de fortalecimento produtivo e social. Serra da Perua recebeu assessoria técnica e a implantação de unidade de beneficiamento de mandioca para favorecer o beneficiamento da mandioca e agregar valor à atividade já desenvolvida na comunidade, além de projetos de avicultura e ovinocultura. A ação beneficia 49 famílias.

Nesta quinta-feira (4) o secretário Francisco De Assis Diniz acompanhou a inauguração em Araripe ao lado do prefeito Cícero de Deus, do secretário de agricultura do município, Rutemberg, e do presidente da associação, Beto.

O acesso à agua também faz parte das ações do Projeto. São 25 famílias beneficiárias do projeto que dispõem de produção e quintal produtivo. Ao todo 15 pessoas fornecem para os programas PAA e PNAE e três famílias participam da feira municipal da agricultura familiar que ocorre na sede do município, levando os produtos seus e das demais famílias produtoras. Todas as famílias beneficiadas pelo PPF têm de cisternas de placas.

Somente em projetos produtivos foi investido um total de R$ 571.661,23, sendo, 52.500,00 de contrapartida da comunidade. A Associação dos Produtores Rurais da Serra da Perua é a organização que faz a gerência dos recursos com apoio do Instituto Flor do Piqui, entidade que realizou a assessoria técnica contínua na comunidade.

Projeto Paulo Freire

O Projeto Paulo Freire desenvolve ações que fortalecem a relação da mulher e do homem do campo com o território e a convivência com o semiárido. São 600 comunidades rurais, mais de 53 mil famílias, totalizando mais de 200 mil pessoas beneficiadas diretamente, priorizando jovens, mulheres e povos e comunidades tradicionais. A Assessoria Técnica Contínua presentes em 600 comunidades é executada por organizações da sociedade civil. São 533 planos de investimentos produtivos implementados, beneficiando mais de 17.700 famílias no semiárido cearense.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site