Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Comunidade de Antonina do Norte recebe unidade de produção de pães e bolos do Projeto Paulo Freire

O semiárido cearense tem se transformado. Famílias rurais de 600 comunidades das regiões do Cariri, sertões dos Inhamuns e Sobral têm suas vidas transformadas para melhor após a chegada do Projeto Paulo Freire. Os investimentos são em atividades agrícolas e não agrícolas, financiados pelo Governo do Ceará e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Na comunidade de Pedra da Cruz, no município de Antonina do Norte, a 455 km de Fortaleza, 30 famílias foram beneficiadas com unidade de pães e bolos e ovinocultura. Foram construídos 9 apriscos, compra de insumos, e aquisição de animais e área de suporte forrageira e a construção de uma unidade de produção de pães e bolos de 142m² e adquirido odos os equipamentos necessários para produção. A comunidade Pedra da Cruz recebe assessoria técnica do Instituto Flor do Piqui.

Hoje pela manhã o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, participou do ato de inauguração da unidade. “O equipamento é sinônimo de geração de renda, bem como garantia de desenvolvimento da economia local”, destacou. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Antonina do Norte, Zé Neto; do secretário municipal de Agricultura, Antônio do Padre; e do presidente da Associação, Santino Barbosa;

Na comunidade existe uma organização de mulheres que trabalham produzindo artesanato e panificados, e comercializam na comunidade, nas comunidades vizinhas e na sede do município. Todas as famílias beneficiadas pelo PPF têm de cisternas de placas.

Em projetos produtivos foi investido um total de R$ 346.186,50, sendo, R$ 34.700,00 de contrapartida da comunidade. A Associação dos Agricultores e Agricultoras do Sítio Pedra da Cruz é a organização que faz a gerência dos recursos com apoio do Instituto Flor do Piqui, entidade que realiza a assessoria técnica contínua na comunidade.

Projeto Paulo Freire

O Projeto Paulo Freire desenvolve ações que fortalecem a relação da mulher e do homem do campo com o território e a convivência com o semiárido. São 600 comunidades rurais, mais de 53 mil famílias, totalizando mais de 200 mil pessoas beneficiadas diretamente, priorizando jovens, mulheres e povos e comunidades tradicionais. A Assessoria Técnica Contínua presentes em 600 comunidades é executada por organizações da sociedade civil. São 533 planos de investimentos produtivos implementados, beneficiando mais de 17.700 famílias no semiárido cearense. O projeto é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio do acordo de empréstimo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site