Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Ceasa completa 49 anos e Governo do Ceará anuncia melhoria em sua estrutura

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil Texto Ariel Gomes - Ascom Gabinete da Primeira-Dama e Queiroz Neto - Ascom ViceGov Fotos

Entre os investimentos anunciados pelo Governo do Ceará, está a construção de um novo acesso à Central de Abastecimento com investimento R$ 15 milhões

Para celebrar os 49 anos da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), o Governo do Ceará promoveu, nesta terça-feira (9), a assinatura no entreposto de Maracanaú da ordem de serviço para a construção do novo acesso ao equipamento. O evento foi comandado pela vice-governadora, Izolda Cela, e na ocasião, também foi feita a entrega de um caminhão ao Programa Mais Nutrição, doado através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), a assinatura de um protocolo de intenções entre a Ceasa-CE e a Cruz Vermelha Brasileira e o lançamento do edital de credenciamento de novas áreas da Central.

“Estamos hoje aqui para reconhecer toda essa essa grande corrente do bem que chega até o Mais Nutrição, essa rede que faz com que o trabalho da Ceasa se firme aqui em Maracanaú e nos entrepostos, prestando um serviço tão importante na distribuição, na comercialização e na segurança alimentar”, apontou a vice-governadora.

Na ocasião, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que havia adquirido um caminhão baú com recursos do tesouro estadual, fez a doação do veículo ao Programa Mais Nutrição, dentro do Programa Mais Infância Ceará.

O titular da SDA, De Assis Diniz, ressaltou a importância da Ceasa, que mesmo durante a pandemia, continuou de portas abertas para garantir o abastecimento e regulação de alimentos no Ceará. “Em nome de todos os permissionários quero parabenizar essa instituição que celebra 49 anos, e que a parceria com o Mais Nutrição continue ajudando a quem mais precisa”, completou.

Para facilitar o acesso dos permissionários, comerciantes e clientes à Ceasa, o equipamento recebeu um investimento de R$ 15 milhões para a construção de uma nova entrada, promovendo mais conforto para todos.

Mais Nutrição

O programa já realizou a doação de cerca de 2 mil toneladas de alimentos “in natura”, polpas e mix de legumes, beneficiando mais de 350 mil pessoas de 106 municípios. Atualmente, são 136 entidades beneficiadas em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. Por meio das doações, a ação promove a segurança alimentar e nutricional de cearenses e combate o desperdício de alimentos.

Para o presidente da Ceasa, José Leite, a rede de parceria criada entre a central, os permissionários e o programa Mais Nutrição tem que ser comemorada diariamente, pois ajuda a quem mais precisa. “A Ceasa tem a imensa felicidade de fazer parte do Mais Nutrição, programa coordenado pela primeira dama do Ceará, Onélia Santana. Em dois anos já são 2 mil toneladas de alimentos doadas, mais de 21 mil pessoas atendidas, numa sucessão de ações para chegar o alimento a quem mais precisa. Além de uma fábrica em Maracanaú, temos outra no Cariri, onde recebemos doações dos permissionários, e também de produtores da região”, explicou.

“A gente que vai com as entidades nas ações de entrega de alimentos, sabe o quanto é importante esse projeto do Mais Nutrição, por isso quero parabenizar a todos que fazem parte dessa ação essencial de alimentar o próximo. Permissionários, podem ter certeza, que tudo que vocês doam chegam lá na ponta, em quem mais precisa”, pontuou Socorro França, titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS).

Central de Abastecimento

Fundada em 1972, a Ceasa-CE foi criada para promover, desenvolver, regular, dinamizar e organizar o abastecimento alimentar do estado do Ceará e estados vizinhos, especialmente de hortigranjeiros, fornecendo instalações e serviços para a comercialização e guarda por terceiros, através de três entrepostos, localizados nos municípios de Maracanaú, Barbalha e Tianguá.

Circulam, diariamente, em torno de 35 mil pessoas pelo entreposto de Maracanaú, que conta com uma área outorgada de 35 mil². Mensalmente, entram 7.600 veículos com carga no entreposto de Maracanaú.

A Ceasa-CE conta com hoje com 1.280 permissionários cadastrados nos três entrepostos, além de centenas de produtores que frequentam, ofertam e comercializam seus produtos, gerando emprego direto para mais de 15 mil pessoas e indireto para mais de 25 mil pessoas. Em média, cerca de 110 municípios ofertam produtos para o mercado de Maracanaú, gerando emprego e renda para toda a cadeia produtiva.

Protocolo de intenção com a Cruz Vermelha

A vice-governadora também assinou um protocolo de intenção com a Cruz Vermelha, que tem por objetivo estabelecer as condições de cooperação para a instalação, nas dependências da Ceasa/CE – entreposto Maracanaú, um posto de atendimento em primeiros socorros (ambulatorial). Lá serão oferecidos serviços básicos de saúde e disponibilização de uma ambulância nos dias de feira, além de promoção de campanhas preventivas no nível epidemiológico e de diagnóstico, bem como capacitações e treinamentos.

“Nosso governo tem o compromisso de dar sempre contrapartidas importantes, seja melhorando as estruturas ou as condições, para fazer com que as ações não cessem. Hoje assinamos ordens de serviço para construção de um melhor acesso, além de galpões para a Ceasa, assim como a implantação de um ambulatório via Cruz Vermelha”, finalizou Izolda Cela.

Autoridades presentes

Estiveram presentes o superintendente do Detran-CE, Maximiliano Quintino, Ana Teresa, presidente do instituto Agropolos, os deputados estaduais Júlio Cesar e Sérgio Aguiar, o vice prefeito de Maracanaú, Neton Lacerda, Julio Valls, presidente nacional da Cruz Vermelha, e a vereadora de Fortaleza Larissa Gaspar, além das demais autoridades.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site