Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Benefícios da castanha-de-caju incluem melhora na saúde dos ossos e redução do colesterol ruim

 Árvore originária do Nordeste brasileiro, o cajueiro produz um fruto (a castanha-de-caju) e um pseudofruto muito conhecido (o caju) e ambos contêm diversas propriedades que oferecem benefícios à saúde. Na Ceasa em Maracanaú, a castanha-de-caju é encontrada com preços que variam entre R$ 42,00 a R$ 45,00/kg.

Por ser uma oleaginosa, a castanha-de-caju possui gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que ajudam a controlar os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom). Além disso, as gorduras insaturadas reduzem os triglicérides no corpo. Quando em excesso, os triglicérides são armazenados no tecido adiposo como reserva energética e se transformam nas conhecidas “gordurinhas”. Por reduzirem os triglicérides e controlarem o colesterol, essas gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas presentes na castanha-de-caju ajudam a melhorar a saúde do coração e a circulação sanguínea.

A castanha-de-caju possui sais minerais essenciais, entre eles o cobre, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio e zinco. E as principais vitaminas encontradas no fruto são a C, E, K e as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B9). Além disso, a castanha-de-caju possui antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres que, quando em excesso, podem oxidar células saudáveis.

Mas, antes de consumir o fruto, certifique-se de que a castanha-de-caju não esteja crua ou mal torrada, pois nesses casos ela pode ser tóxica devido à presença de urushiol, substância que, em pequenas concentrações, pode gerar inflamações na pele, mas em concentrações mais altas pode ser letal. O consumo da castanha-de-caju torrada, no entanto, não só traz todos os benefícios apontados como não engorda. Mas, lembre-se de consumir com moderação, pois se trata de uma oleaginosa.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site