Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Assembleia Legislativa comemora centenário da SDA em sessão solene com presença de ex-gestores

 

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Francisco De Assis Diniz, ex-secretários da pasta, coordenadores de vinculadas, Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) foram homenageados em sessão solene, na noite desta sexta-feira (26/11), no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa. A solenidade comemorou o centenário de criação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará.

O deputado Elmano Freitas, autor do requerimento, destacou a importância da SDA para o desenvolvimento do campo no Ceará. Ele lembrou que a pasta foi criada numa época em que não havia luz no Estado nem estradas e que o cenário agrícola do Ceará era formado por pessoas com muitas necessidades, como a fome. Também havia pessoas saindo de um período de escravidão, comunidades indígenas perseguidas e muitas outras dificuldades, como desafio das constantes secas.

“Mesmo com tantas adversidades, homens e mulheres enfrentaram o grande desafio de promover o desenvolvimento agrário do nosso Estado e, ao longo desses 100 anos, a mudança no campo é muito profunda. Cada um que está aqui hoje deu o seu melhor para desenvolvimento do mundo rural do Estado”, afirmou.

O secretário da SDA, Francisco de Assis Diniz, agradeceu a todos que ao longo dos 100 anos da pasta deram continuidade a política de desenvolvimento da agricultura e destacou o empenho do Governador Camilo Santana em promover o desenvolvimento social, econômico e político do Ceará. “É um governador que, com humildade e transparência, coloca o Ceará nas melhores páginas dos jornais e revistas”, pontuou.

De Assis Diniz ressaltou ainda o papel da assistência técnica, por meio da Ematerce, que vai ao campo para garantir o padrão de desenvolvimento e auxiliar aqueles homens do campo que mais precisam.

Destacou também a importância da participação dos ex-secretários na história da agricultura do Estado. “Há 100 anos atrás, a realidade era de exclusão, pois não chegava o braço do Governo”, lembrou. “O nosso desafio hoje é colocar no imaginário da nossa agricultura um outro padrão, com produtos com qualidade para agregar valor”, assinalou.

Também participaram da solenidade, a deputada Fernanda Pessoa, o vereador de Fortaleza, Ronivaldo Maia, o presidente da Associação dos Servidores da Secretária de Desenvolvimento Agrário, Rômulo Diniz Gondim; o representante da direção nacional do MST, Gene Santos; o vice-presidente da Central única dos Trabalhadores (CUT), Hélder Nogueira; Margarida Pinheiro, representando o Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria do Trabalhador (Cetra) e o José Josevaldo Alves, coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens no Ceará.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site