Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

2km a pé na lama até o fogo; primeira guarnição a chegar no incêndio no Cocó relata horas de sufoco

 

Tenente Aline comandou a primeira guarnição a atender a ocorrência no parque do Cocó e combater as ‘ilhas de fogo”.


“Tenente Aline na escuta”. Já passava de 20h de quarta-feira quando chegava a primeira ocorrência do dia considerado, até então, tranquilo para a guarnição do Mucuripe que havia entrado no serviço 12 horas antes. A equipe seguia na viatura ABT S04 de volta ao quartel, mas recebe registro de “queimada em vegetação” e segue até o Parque do Cocó. 

A chamada localizava a Raul Barbosa, já dominada por fumaça, mas chegando lá não tinha como acessar foco de incêndio, ainda mais para carregar equipamentos a pé mangue a dentro. “O fogo está na área de mangue”, percebeu tenente Aline. A equipe da viatura ABT S04, com mais quatro homens sob o comando da oficial, sai em disparada numa rota improvisada pela avenidas Raul Barbosa, Murilo Borges e, alcançado a Rogaciano Leite, encontrar um ponto de acesso. Com pás, bomba costal e abafador, os cinco bombeiros seguem a pé por dentro de propriedades privadas até, finalmente, alcançar o ponto das labaredas.

Coco em chamas05
Legenda: Com uso de drones, foi possível identificar 12 focos de fogo espalhados pelo Parque.
Foto: Fotos: Fabiane de Paula/Kid Júnior/Corpo de Bombeiros

Enquanto o fogo queimava o mangue o vento empurrava a fumaça para os bairros Aerolândia, Alto da Balança e Tancredo Neves. Era só o começo (pela manhã tomaria parte maior da cidade), mas populares das ruas Djalma Petit, Mundaú e Capitão Aragão estavam fora de suas casas. Não era por curiosidade, mas para respirar. No matagal, tenente Aline, os subtenentes Antônio, Nunes e cabo Padilha atolavam os pés por dois quilômetros de lama até alcançar os primeiros focos.


DN

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site