Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Adagri exigirá GTIV para a cultura da banana a partir de 12 de outubro

 


Após a prorrogação da obrigatoriedade, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), passará a solicitar a Guia de Trânsito Interno de Vegetais (GTIV) para o transporte da cultura da banana, a partir do próximo dia 12 de outubro. A obrigatoriedade atende a Portaria n°002/2021 da Agência.

Segundo a diretora de prevenção da Adagri, Neiliane Borges, o objetivo da ação é melhorar a rastreabilidade do produto, a partir da identificação da origem, destino e meio de transporte utilizado na comercialização da fruta. “Outro fator importante da cobrança da GTIV é que os produtores da banana serão cadastrados e com isso será realizado um planejamento estratégico para as inspeções fitossanitárias para as doenças que acometem a banana, principalmente a pragas de Sigatoka Negra e Moko da Bananeira, sendo o Ceará área livres dessas doenças”, destaca.

A Guia pode ser emitida de forma remota, pelo próprio produtor, no aplicativo “Produtor Adagri”, no “Portal do Produtor”, ou ainda solicitar um bloco de GTIV. Ele também pode se dirigir a uma das Unidades de Atendimento da Adagri ou a um dos Escritórios de Atendimento a Comunidade (EAC´s) para a emissão do documento. Conforme orientações da Diretoria de Prevenção da Adagri (Dipre), para o correto preenchimento da Guia, todos os campos marcados com *(asterisco) devem ser preenchidos nos formulários, tanto no meio eletrônico como no manual.

O coordenador Programa de Trânsito de Vegetais e Partes de Vegetais da Adagri, Dimas Oliveira, reforça que o documento só poderá ser emitido para Unidades de Produção já cadastradas na Agência. “O produtor que não for cadastro deve procurar a Adagri portando documentos pessoais, comprovante de residência e de posse da terra ou solicitar pré-cadastro pela internet no site da Agência. Aqueles que já possuem cadastro precisam apenas atualizar o mesmo”, explica Dimas Oliveira.

Fonte: site Adagri: www.adagri.ce.com.br

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site