Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Ematerce ministra curso sobre ovinos e caprinos em General Sampaio-CE

A Médica Veterinária da Ematerce, Miriam Paiva ensina a utilização do aparelho burdizzo, em caprino.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, a Secretaria Municipal de Agricultura de General Sampaio-CE e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município, realizaram um Curso sobre O Fortalecimento da Cadeia Produtiva dos Ovinos e Caprinos, no assentamento Ramalhete, com a participação de 27 pessoas, entre técnicos da Ematerce (2), da Secretaria Municipal de Agricultura (3) e 22 agricultores do Assentamento. O curso foi ministrado pela Médica Veterinária do escritório estadual da Ematerce, Miriam de Paiva, com a assessoria dos técnicos da Ematerce, Maria Aparecida Rodrigues e Antônio José Ivonildo Valetim. A programação do curso constou de duas partes, uma teórica e outra prática, totalizando 24 horas/aulas.

Prática sobre vermifugação em caprino.

Na introdução do curso, a instrutora Médica Veterinária Miriam Paiva da Ematerce, falou sobre: Importância da Ovinocaprinocultura na pecuária do Brasil e do Ceará; Vantagens dos Ovinos e dos Caprinos em Relação aos Bovinos; Principais Entraves para o Desenvolvimento da Cadeia Produtivas, Digestão dos Ruminantes; Manejos Sanitários, Reprodutivo e Alimentar; Formação e Conservação de Forragens e; Principais enfermidades (verminose, linfadenite caseosa, botulismo, ectima contagiosa (boqueira), cerato conjuntivite e outras.

Criador de ovino/caprino fazendo prática sobre vermifugação, com orientação da Médica Veterinária da Ematerce, Miriam Paiva.

Conforme as organizadoras do curso, Miriam Paiva e Maria Aparecida Rodrigues, o evento alcançou todos os objetivos, com a participação efetiva de todos, principalmente, durante as práticas realizadas no campo, utilizando animais portadores das doenças mais importantes e que afetam diretamente a sanidade do rebanho, na sua produção e produtividade.

A Medica Veterinária da Ematerce, Miriam Paiva ensinando o uso do burdizzo na castração de ovinos.

Embora os censos agropecuários retratem a presença de caprinos e ovinos em todo o Território nacional, a distribuição desses animais no país retratam a adaptação dos mesmos ao semiárido. Mais de 93% dos caprinos e cerca de 66% dos ovinos e caprinos estão no Nordeste brasileiro. O Ceará é o 4º colocado no Brasil, nos rebanhos ovinos e caprinos. (IBGE, 2019).

Ascom

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site