Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Ematerce: equipe do Escritório Estadual faz visita técnica ao Regional de Baturité

 Equipe do Escritório Estadual da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) fez uma visita técnica ao Escritório Regional de Baturité, em 15 de setembro de 2021, cuja pauta constou de abordagem sobre Agroecologia, Certificação Orgânica Participativa e Agroindústria. Do evento, participaram os Engenheiros Agrônomos Sidônio Fragoso Vieira e Antonio Zilval Fonteles e a Psicóloga Fernanda Maria Farias Aquino, lotados na Gerência de Apoio Técnico (Geate), do Escritório Estadual da Ematerce. Pelos Escritórios Regional e Local, os Engenheiros Agrônomos Francisco Olegário Guedes Rocha e José Sinival da Costa Lopes, e os Agentes Rurais Tarcísio e Rafaelle.

Legenda: Da esquerda para direita, os Engenheiros Agrônomos Sidônio Fragoso e Zilval Fonteles em visita aos plantios de hortaliças e fruteiras orgânicas. Visitaram, também, o engenho de cana-de-açúcar e a criação de aves caipiras.

Segundo informou Fernanda Aquino, em seu relatório de viagem, houve, no início da visita técnica, a apresentação, pela equipe estadual, do trabalho de constituição das seis Organizações de Controle Social – OCS –  nos municípios de: Baturité (3), Correntes, Açudinho e Candeias, com 22 Agricultores Familiares; em Mulungu, (2) Ipê Roxo e Ipê Amarelo, com 17 Agricultores Familiares; em Palmácia, (1) com 8 Agricultores Familiares.

Legenda: o cultivo de hortaliças orgânicas, com assistência técnica e extensão rural dos técnicos da Ematerce, proporcionando uma alimentação sadia.

Na oportunidade, o gerente regional do Maciço de Baturité, Olegário Guedes, falou acerca da solicitação do presidente da Cooperativa de Capistrano, em trabalhar a produção orgânica com os associados, que demonstram interesse e a necessidade de apoio na regularização da Agroindústria de Polpas. De acordo, ainda, com Fernanda Aquino, realizou-se uma visita de campo ao Assentamento Crédito Fundiário com cinco famílias. Houve, ainda, uma conversa com a coordenadora Tayane, da Organização de Controle Social (OCS) Correntes e sua família. Em seguida, uma visita à diversificada produção de hortaliças, fruteiras orgânicas, ao engenho de cana-de-açúcar e à criação de aves caipiras, que, na ocasião, receberam orientações dos técnicos Zilval e Sidônio.

Legenda: Engenheiro Agrônomo Zilval Fonteles visitando culturas orgânicas diversificadas.

Falando a respeito dos encaminhamentos, Fernanda Aquino acrescentou que ficou acertada a visita da equipe estadual da Ematerce, na semana de 5 a 8 de outubro de 2021, com a seguinte agenda: no dia 5/10/21, à Cooperativa de Capistrano – Oficina de Diagnóstico e sensibilização para produção e certificação orgânica participativa e orientação na regularização da agroindústria de polpa de frutas. Para o dia 6/10/21, visita de acompanhamento a três OCSs de Baturité, com a participação dos agricultores dos três grupos, que serão mobilizados pela equipe regional. Destacou Fernanda Aquino que a Agrônoma Rafaelle, formada pela Unilab, demonstrou interesse em acompanhar esse trabalho. No dia 7/10/21, uma visita de acompanhamento aos agricultores familiares das duas OCSs de Mulungu em articulação com a Secretaria de Agricultura do Município. No dia 8/10/21, uma visita de acompanhamento à OCS de Palmácia em articulação com a Secretaria de Agricultura de Palmácia.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site