Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Crateús: assinada ordem de serviço de abastecimento d´água pelo PSJ

 No mesmo dia, a população do município foi contemplada com a entrega de 60 mil alevinos pelo Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2021/2022

Nesta segunda-feira (6), véspera do Dia da Independência, o Governo do Ceará assinou uma ordem de serviço que levará água na torneira para as comunidades rurais de Bebida Nova e Inchuí, localizadas no município de Crateús. A obra do Projeto São José III beneficia 169 famílias do campo e conta com um investimento de R$ 1.031.795,41. Os recursos são de um acordo de empréstimo entre o Governo do Ceará e o Banco Mundial.

A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de Crateús e contou com as presenças da secretária especial do governador Camilo Santana, Janaína Farias; do secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz; e do prefeito Marcelo Machado. Além deles, também participaram do evento os deputados estaduais Jeová Mota, Walter Cavalcante e Queiroz Filho, além de secretários municipais, vereadores e lideranças locais.

“Há doze anos sonhamos com isso: vimos a primeira etapa sendo realizada e graças a Deus agora seremos bem atendidos por esse projeto”, explica a presidente da Associação de Inchuí, Cícera Paulino. Segundo ela, há algum tempo atrás o “sofrimento” era grande e as famílias da comunidade dependiam do caminhão-pipa para realizar as tarefas de casa.

“A orientação do nosso governador Camilo Santana é sempre priorizar o abastecimento d´água para as comunidades rurais”, frisou a secretária especial ao cobrar celeridade na execução da obra. Dentre as ações do governo estadual no município, Janaína Farias destacou as obras da Ladeira dos Tucuns e do Realejo, a instalação do SAMU na cidade e a reforma do hospital municipal.

Para o secretário De Assis Diniz, a entrega do sistema de abastecimento d´água representa qualidade de vida e cidadania para a população rural. O gestor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário destacou ainda os investimentos assegurados pelo governador Camilo Santana para realização dos projetos São José IV, Malha d´Água e Águas do Sertão e as sanções das leis de Regularização Fundiária e Política de Mecanização Agrícola.

“Este momento de hoje representa que Crateús sempre estará presente no investimento público enviado pelo Governo do Ceará e apaga um pouco a tristeza por estarmos atravessando este período da pandemia. Este momento acende a esperança para que venham outras obras de abastecimento para o município e para que seja concluída a obra de saneamento da nossa cidade”, conclui o prefeito.

Assista a íntegra da solenidade

Projeto de Peixamento

No mesmo dia, o Governo do Ceará realizou a entrega de 40 mil alevinos de tilápia e 20 mil alevinos de tambaqui nos principais açudes e barragens públicas de Crateús. A ação representa apenas uma parcela dos cinco milhões de alevinos que serão distribuídos até março do próximo ano pelo Projeto de Peixamento. A expectativa é gerar uma produção 1,225 toneladas de peixe por ano e R$ 6 milhões de negócios rurais.

“No intuito de gerar ocupação e renda aos pescadores artesanais, o Governo aposta no Peixamento dos Reservatórios Públicos e estimula a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira. Com isso, ganha todo o Ceará e toda a nossa economia é movimentada: desde as camadas sociais mais carentes até aquelas com mais recursos que compram esse produto e retroalimentam a economia local”, finaliza o secretário De Assis.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site