Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Após meio século sem operações, ruínas do Aeroporto de Crato resistem na Floresta do Araripe

 

Inaugurado em 1953, equipamento foi o primeiro aeroporto regional do Cariri e protagonizou episódio curioso: a menor escala área do país: entre Crato e Juazeiro do Norte.

Com presença do então vice-presidente da República Café Filho, representando o presidente Getúlio Vargas, o Aeroporto Regional de Crato foi inaugurado em 17 de outubro de 1953 e fechou 18 anos depois.

Sob as bênçãos e o batismo de Nossa Senhora de Fátima, o equipamento funcionou com voos comerciais, até a Viação Aérea Rio-Grande, a Varig, encerrar suas operações na cidade, em 1971. 

Hoje, após meio século, restaram as ruínas do seu terminal de passageiros e os resquícios do asfalto do pátio dos aviões e de sua pista de pouso.

O aeroporto do Crato, fincado em plena Floresta Nacional do Araripe, foi um marco para a aviação no Sul do Ceará. Apesar de localizado a cerca de 14 quilômetros do Centro da cidade, em local de difícil acesso, foi instalado em cima da Chapada do Araripe.

O equipamento possuía uma pista com 1.600 metros de distância e 20 metros de largura. Sua estação de passageiros também tinha 120 metros quadrados, o que representava uma boa estrutura para a época.  

Aeroporto do Crato
Legenda: Após meio século, restaram as ruínas do seu terminal de passageiros e os resquícios do asfalto do pátio dos aviões e de sua pista de pouso
Foto: Antonio Rodrigues

A inauguração do equipamento representou a realização de uma demanda aérea do Cariri. De acordo com o historiador Roberto Júnior, que está escrevendo um livro sobre a aviação na região, o primeiro voo registrado aconteceu em fevereiro de 1933, no campo de pouso construído no sítio Fernando, atual região do bairro Palmeiral, em Crato.

Um outro campo, também foi instalado na vizinha Juazeiro do Norte, naquele mesmo ano, batizado de Marechal Farias. Posteriormente, outras cidades também dispunham destes espaços para receber aviões de pequeno porte, como Brejo Santo e Mauriti. 

DN

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site