Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Junho termina com chuvas abaixo da média; veja dados

Junho termina com chuvas abaixo da média; veja dados



 O mês de junho, primeiro do período de Pós-Estação, terminou com chuvas 56,6% abaixo da média. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a normal climatológica é de 37,5 milímetros, já o observado foi de 16,3 mm.

Conforme análise da gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, as precipitações mais escassas, que é um cenário comum nesta época, foi ainda menor pela ausência de sistemas meteorológicos indutores de chuva.

“Uma explicação é que, neste ano, ainda não se observou a atuação das Ondas de Leste, que são sistemas que se deslocam da África em direção à Nordeste, colaborando para precipitações. Porém, é importante lembrar que, historicamente, em junho e julho, as chuvas são muito reduzidas mesmo”, reforça.

Ainda sobre o último mês, considerando o recorte por macrorregiões,  todas apresentaram acumulados abaixo da normalidade, exceto Litoral Norte e Ibiapaba, onde os desvios foram positivos com observados de 43,2 mm e 34 mm, respectivamente.

Previsão

Para o início de julho, a Funceme aponta chuvas mais concentradas na porção litorânea do Estado, principalmente entre quinta (1°)e sexta-feira (2).

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site