Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 6 de julho de 2021

Crato – CE: Ematerce promove intercâmbios entre produtores orgânicos

Técnicos da Ematerce do Crato-CE e produtores familiares orgânicos fazem intercâmbios para troca de experiências.

Os técnicos do escritório da Ematerce do Crato-CE, promovem, mensalmente, um cronograma de intercâmbios técnicos entre os produtores familiares que participam da Organização de Controle Social – OCS. No dia 01 de julho, foi a vez de visitarem os produtores da Agricultura Familiar dos Sítios Bebida Nova e Corujas, com a participação dos técnicos da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) de Crato – CE-, Francieli Silva, Anaísa Domingos, Saymon Esmeraldo e Antônio Porto. Houve também a participação de Givaldo Gonçalves, coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos e representando a Secretaria Municipal de Agricultura e das agricultoras familiares Adriana Barbosa(sítio Baixio das Palmeiras) e Maria Júlia Santos (Sitio Coqueiros). O intercâmbio técnico teve como foco principal visitar as áreas implantadas com os produtos que possuem a certificação solidária orgânica e diagnosticar a possibilidade de introduzir outros produtos que têm grande demanda na FEPAF (Feira de Produtos da Agricultura Familiar) e fazer a aproximação entre os profissionais técnicos com os produtores que fornecem produtos ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), para a merenda escolar e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Gerente da Ematerce do Crato-CE, Antônio Porto fala aos produtores sobre importância da produção orgânica.

Durante as visitas, foram feitos vários depoimentos ressaltando a importância dos cuidados que os envolvidos devem ter no processo de produção orgânico. O gerente local da Ematerce/Crato-CE, Antônio Porto fez observações importantes, não só com relação ao compromisso que todos os envolvidos devem ter para manter a produção orgânica mas também, com as diversas possibilidades de incrementarem a renda familiar através de outras atividades, como por exemplo, o turismo rural.

Na oportunidade, foram visitadas as áreas exploradas pelos agricultores familiares Francisco Eufrásio, Edemar Muniz, Cicera Edna, Dácia Lopes Santos, José Ferreira, das comunidades Bebida Nova e Carujas onde conheceram as diversas orientações técnicas adotadas, desde o processamento de produtos agroindustrializados, condução cultural, implantação de UTDs (unidade técnica demonstrativa) de uva e morango, além da formatação de uma rota turística. As áreas possuem ricas fontes naturais que são utilizadas para produção das culturas agrícolas, piscicultura intensiva. O uso de energia solar e o reúso de águas são praticas adotadas.

Produção de mudas na própria comunidade é praticada comum entre os agricultores orgânicos.

Os participantes demonstraram satisfação quanto à metodologia utilizada, principalmente no tocante à aproximação e conhecimento “in loco” das atividades desenvolvidas pelos agricultores visitados. Outros intercâmbios já estão programados aos sítios Baixio dos Monteiros, Campo alegre e São Vicente. No município do Crato, 18 agricultores familiares receberam o certificado de produtor orgânico, expedido pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, desde 2020 e recebem uma bonificação de 30%, nos preços dos produtos fornecidos ao PAA e ao PNAE.

Ascom

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site