Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Conab alerta para risco de geada nas lavouras entre quarta e quinta-feira (28 e 29/07)



A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atualizou nesta terça-feira (27/07) as informações referentes ao monitoramento de geadas nas principais regiões produtoras de milho, trigo, café e cana. De acordo com o Inmet, no documento divulgado, há risco de geada nesta quarta e quinta-feira (28 e 29) nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Em São Paulo e no Paraná, o risco é de geada moderada e forte, que poderá atingir lavouras de milho 2ª safra em enchimento de grãos e de trigo em floração. O Inmet ainda aponta que também há registro de novos eventos de geada no Mato Grosso do Sul, podendo afetar as lavouras de milho 2ª safra em enchimento de grãos e de trigo em floração, mas de forma pontual. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, as lavouras de trigo estão em estádios menos suscetíveis aos danos causados por geadas.

Avaliação das culturas – Em relação ao milho 2ª safra, a Conab avalia que deve haver redução da produção em função da restrição hídrica e da geada nas lavouras em estádios de floração e enchimento de grãos no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Para o trigo, a expectativa também é de que haja diminuição devido à restrição hídrica em Goiás e da geada nas lavouras em estádios mais avançados em Mato Grosso do Sul, São Paulo e oeste do Paraná. Nos demais estados, as condições são favoráveis.

A produção do café está sendo avaliada e espera-se redução em função da restrição hídrica. Não há, no entanto, expectativa de impacto significativo da geada na safra corrente, que está com mais de 60% da área colhida sob condições favoráveis.

No caso da cana-de-açúcar, houve queima das folhas de parte dos canaviais do centro-sul do país, acentuando as perdas já causadas pelo estresse hídrico. As unidades de produção sucroalcooleiras estão adiantando as operações de colheita para estimular a rebrota dos canaviais e minimizar as perdas da produção.

Os dados completos estão na nova edição do Monitoramento de Geada – Safra 2020/21. Mais informações também estarão nos Boletins de Safra e no Boletim de Monitoramento Agrícola da Conab.

Ascom

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site