Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Acaraú comemora 172 anos com entrega de 357 títulos de propriedade rural

 O documento simboliza a porta de acesso às políticas públicas estaduais e federais e também garante o crédito rural nos bancos públicos

O município de Acaraú recebeu 357 títulos de propriedade rural nesta quarta-feira (28). A solenidade virtual de entrega alusiva à comemoração dos 172 anos de emancipação política foi comandada por Carlos Bezerra, secretário executivo de Desenvolvimento Agrário; e por José Wilson Gonçalves, superintendente do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace). O evento contou com transmissão pelo Facebook.

“Essa entrega chega como um presente para essas 357 famílias. Este documento simboliza a regularização definitiva da área que todos vocês produzem e vivem junto aos entes queridos”, saudou Carlos Bezerra. “Ter a posse da terra fortalece a nossa economia e Acaraú agradece ao governador Camilo Santana pelo muito que já foi realizado em benefício da nossa população”, saudou a prefeita Ana Flávia Monteiro. 

Em seu discurso, José Wilson Gonçalves recomendou que, respeitando os decretos estaduais de combate ao Covid-19, o documento chegue o mais breve possível às mãos das trabalhadoras e trabalhadores rurais. “A regularização fundiária funciona como um pilar do desenvolvimento porque não se faz nada sem a terra  regularizada. É o documento de posse da terra que abre portas para o investimento público e privado”.

Com o título de propriedade rural registrado em cartório, por exemplo, a agricultora e o agricultor familiar acessam ao crédito dos bancos públicos e ele também é fundamental para o acesso a políticas públicas estaduais e federais. Outras utilidades do documento são a garantia da aposentadoria rural e o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

“Diversas políticas públicas não-acessíveis, pela ausência da posse da terra, se tornam realidade a partir de agora. A economia local também será outra porque, com a colaboração da gestão municipal, o agricultor registra o papel da terra em cartório e acessa ao crédito rural. E ele se converte em benefício para todo o município”, saudou Rosângela Moura, secretária de Política Agrário e Meio Ambiente da Fetraece

Também participaram da entrega virtual: Luiz Fernando, superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); o deputado estadual, Moisés Braz; Edson Brandão, secretário municipal do Agronegócio e Pesca; e Edilson Araújo, presidente da Câmara Municipal.

Assista a íntegra da solenidade virtual de entrega de 357 títulos de propriedade rural em Acaraú.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site