Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 29 de junho de 2021

Junho ambiental: Governo do Ceará cria três novas áreas protegidas no Estado

 


Na tarde de ontem, o Estado do Ceará ganhou três novas áreas protegidas.

O Governador Camilo Santana assinou decreto que oficializa a criação do Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti, com uma área de 3.680,55 hectares, em Crateús e Poranga, da Área de Proteção Ambiental (APA) do Boqueirão do Poti, com mais de 63 mil hectares, que abrange os municípios de Ipaporanga, Crateús e Poranga, e a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Riacho da Matinha, localizada no município do Crato.

De acordo com os estudos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a maior parte da diversidade biológica revelada garante o equilíbrio ambiental da Região em que está localizada.

Quanto ao Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti está inserido em contexto rural e expõe um ambiente de relevância ambiental, além da preservação de sítios arqueológicos de gravuras rupestres e um sítio paleontológico de icnofósseis.

A APA do Boqueirão do Poti, abrange uma área de 63.332,20 ha, sobrepõe a área proposta para o Parque Estadual, em um ambiente de relevância com a presença fragmentos conservados de vegetação, assegurando a existência de espécies nativas da fauna e da flora, além de garantir  recarga hídrica do aquífero, permitindo a perenidade do rio Poti no trecho caracterizado pelo Cânion.

O governador Camilo Santana ressaltou a importância da criação das novas áreas protegidas no Estado, e ressaltou que eles têm potencial para virarem pontos turísticos e de visitação.

Ascom

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site