Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Experiência cearense da transferência de água do São Francisco é destaque em Webinar

 Experiência cearense da transferência de água do São Francisco é destaque em Webinar

O evento aconteceu no Dia Mundial de Combate à Desertificação e teve o Cinturão das Águas, obra completar de transferência de água, como um dos assuntos destaques nas palestras

 

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Diretoria Nordeste, realizou na manhã desta quinta-feira (17) um Webinar para discutir o planejamento e integração das ações do Projeto São Francisco. O evento, que teve o tema “Um caminho pelas águas do Rio São Francisco: o Rio da Integração”, foi  transmitido pela plataforma do Youtube.

Na primeira intercessão do evento, a professora Rosa Formiga destacou a complexidade do planejamento das bacias Inter federativas, que é o principal desafio para uma gestão de recursos hídricos. Durante sua fala a professora destacou o trabalho da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) na gestão dos comitês de bacia estaduais e no planejamento de ações dos recursos hídricos.

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, participou do evento como palestrante frisando a concepção inicial do Projeto São Francisco e o papel dos Estados nas obras complementares. “Os Estados beneficiados com o Projeto de Integração do São Francisco, em conjunto com a realização da obra, iam pensando e planejando obras acessório, que são os pilares de transferência de água nos Estados.”

Teixeira mapeou as obras complementares dos Estados como a adutora do Agreste em Pernambuco e os projetos de adutoras na Paraíba e focou no Cinturão das Águas do Ceará, obra complementar que realiza a transferência das águas do São Francisco para outras regiões do Estado. “Hoje, nós já temos água do Velho Chico na região metropolitana de Fortaleza e no maior reservatório cearense, o Castanhão. Em breve, com o término das  obras do CAC, teremos essa água na região do Cariri. Ao todo serão beneficiados 86 municípios do Ceará”. O projeto básico do Projeto de Integração do São Francisco previa o benefício de 56 municípios no Ceará, com a obra complementar cearense 86 municípios deverão receber as águas do São Francisco.

A gestão hídrica do Ceará também foi destaque no Webinar. O secretário Teixeira explicou a forma de trabalho do Estado, com foco na gestão de oferta dos recursos hídricos e na gestão da demanda. “O Ceará ainda vive com reflexos de uma grande seca, atualmente nós temos 30% da capacidade dos reservatórios, a quadra chuvosa terminou abaixo da média, então nós gerenciamos toda a oferta e a demanda para que possamos atender, prioritariamente o uso humano, mas que possamos também beneficiar o setor produtivo. Usamos a diversificação da matriz hídrica para atender todo o Estado, cada região e cada município tem suas particularidades, então trabalhamos através do grupo de contingência cada situação em particular.”

Conheça o Cinturão das Águas – CAC

Concebido para viabilizar uma maior capilaridade das vazões transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco em território cearense, o Cinturão das Águas – CAC é responsável pela transferência dessas águas para os reservatórios cearenses e as Regiões Metropolitanas de Fortaleza e do Cariri.

Os primeiros 53k da obra do CAC já receberam as águas do São Francisco, levando-as até o Riacho Seco, no município de Missão Velha, depois fluindo para o Rio Salgado e Rio Jaguaribe, até, onde finalmente, alcançou o açude Castanhão. Do maior reservatório cearense, as águas foram bombeadas para a Região Metropolitana de Fortaleza.

A outra parte da obra, que consiste nos lotes 03 e 04, vai representar um relevante aumento da garantia hídrica da Região do Cariri, a segunda em densidade demográfica e em importância econômica do Estado. Segundo o secretário Teixeira o CAC aumenta a disponibilidade hídrica para os múltiplos usos de toda a população da Região do Cariri.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site