Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Comitê acompanha situação hídrica dos reservatórios da Bacia

 Baixo Jaguaribe: Comitê acompanha situação hídrica dos reservatórios da Bacia

Colegiado também discutiu a situação de abastecimento nos municípios da Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe

O abastecimento nos municípios da Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe e a situação dos reservatórios da região foram tema da 68º Reunião Ordinária do Comitê, ocorrida de forma virtual no último dia 10 de junho. O encontro registrou a participação de 92% das instituições que compõem o colegiado.

Representantes da Cagece, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e do Serviço Integrado de Saneamento Rural (SISAR) apresentaram os detalhes da atual situação de abastecimento das cidades da região.  Nenhum município enfrenta problemas de abastecimento. Além disso, técnicos da Cogerh levaram ao conhecimento da plenária os dados dos reservatórios que fazem parte da Sub-Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe e do Sistema Jaguaribe – Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

As informações foram apresentadas pelo gerente da Regional da Cogerh de Limoeiro do Norte, Hermilson Barros. O destaque foi o para açude Castanhão, o maior do Estado, que apresenta atualmente reservas em torno de 863,16 milhões de m3, valor que representa 12,88% de sua capacidade.

O presidente do Comitê do Alto Jaguaribe, Aridiano Belk, destacou a importância da transparência e clareza dos dados apresentados pela Companhia. A situação hídrica da região servirá de base para o Seminário de Alocação de Águas dos Vales Jaguaribe e Banabuiú, momento onde serão definidas as vazões de operação dos maiores reservatórios do Ceará para o segundo semestre de 2021.

Durante o encontro virtual do colegiado, também foi apresentada a Operação e Logística da Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas do Nordeste – RIMAS, realizada por Idembergue Moura, do Serviço Geológico do Brasil – CPR.

Ao final da reunião, o Comitê aprovou como encaminhamento o reenvio da solicitação ao DNOCS/Sohidra para agilizar instalação de poços perfurados na bacia do Baixo e Médio Jaguaribe.

Da Cogerh de Limoeiro do Norte participaram o Coordenador do Núcleo de Operações,Almeida Chaves, o Coordenador do Núcleo de Gestão, Leandro Nogueira, os Analistas em Gestão de Recursos Hídricos (AGRH) Aroldo Vidal e Cleilson Almeida, as Assistentes Administrativas Ley Guimarães e Emília Regis e a estagiária de comunicação Caroline Rocha.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site