Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Seca moderada avança e já está em mais de 40% do Ceará, indica Monitor

Seca moderada avança e já está em mais de 40% do Ceará, indica Monitor 

O percentual de seca moderada no Ceará voltou a crescer entre março e abril, conforme dados do mais recente mapa do Monitor de Secas, divulgado nesta quinta-feira (20).

No último levantamento, o estado apresentava 36,28% da sua extensão territorial com seca moderada. Agora, no mais recente – que refere-se a abril -, o Ceará já apresentou 43,78%. Nesta situação, danos às culturas e pastagens; córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos, algumas faltas de água em desenvolvimento ou iminentes; restrições voluntárias de uso de água solicitadas estão entre os impactos possíveis esperados.

“O avanço da seca do centro do Estado para o Litoral de Fortaleza e Baixo Jaguaribe está relacionado às chuvas abaixo da média no primeiro trimestre da quadra chuvosa. A tendência é que a seca se intensifique nos próximos meses devido à redução da pluviometria”, comenta o pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Francisco Vasconcelos Júnior.

Cenário hídrico

Além dos níveis de seca indicados pelo Monitor, o Ceará, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), tem 46 dos 155 reservatórios com volume abaixo dos 30%. O Castanhão, principal açude do Estado, apresenta 13,10% da sua capacidade total.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site