Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 25 de maio de 2021

Previsão segue apontando predomínio de céu com poucas nuvens e tempo seco no Ceará

Previsão segue apontando predomínio de céu com poucas nuvens e tempo seco no Ceará


O Ceará deverá permanecer sob condições de tempo predominantemente estáveis até a próxima quarta-feira (26), pelo menos. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos (Funceme), a tendência, neste momento, é apenas de chuva fraca e passageira na faixa litorânea nas próximas madrugadas.

Em análise de imagem de satélite realizada na manhã desta segunda (24), os/as meteorologistas observaram que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de precipitações nesta época do ano, permanece afastada da costa cearense, sem tendência de aproximação.

Em termos de nebulosidade, a Funceme aponta céu variando entre claro e parcialmente nublado sobre todas as macrorregiões.

Baixa umidade

Com tempo firme nos próximos dias,  o centro-sul do Estado deverá apresentar tempo mais seco. Sem cenário favorável para chuvas, o Ceará deverá ainda apresentar taxas de umidade relativa do ar abaixo dos 40%.

A gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, explica porque o interior do Estado é mais atingido pelo tempo seco. “Áreas do interior do estado apresentam umidade relativa do ar mais baixa quando comparadas ao litoral devido à própria continentalidade, ou seja, a distância do oceano. Além disso, contribuem as condições predominantemente mais secas do solo e da vegetação reduzindo a evapotranspiração para a atmosfera”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ficar abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante, pois o nível ideal vai de 60 a 80%. Climatologicamente, este cenário é mais comum no segundo semestre do ano.

No último fim de semana, as menores taxas foram registradas em Morada Nova e Jaguaruana com 35% e 40%, respectivamente.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site