Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Irapuã Pinheiro: Ematerce fortalece agricultura familiar em 17 áreas plantadas

Uma das modalidades de plantio que está em evidência é a agricultura familiar, isso porque ela consiste de práticas ecologicamente menos agressivas ao meio ambiente, de modo a usar os métodos mais naturais possíveis.

Desse modo, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), vem acompanhando 17 áreas plantadas e instruindo agricultores familiares no município de Irapuã Pinheiro a melhorarem suas produções, além de prestarem assistência para prevenir pragas na plantação.

É o que acontece no plantio do agricultor e presidente da associação Bom Princípio, Francisco de Assis Amorim, que planta no quintal de sua casa as culturas de coco e graviola.

Nos 0.6 hectares de plantio das frutíferas, o agricultor exalta a importância do acompanhamento da Ematerce em uma técnica que evita o adoecimento da planta.

Plantação de graviola com técnicas ecológicas na defesa do fruto

(Entrevista De Assis, clique aqui.)

Comercialização

A associação Bom Princípio conta com 36 associados, onde cada um cultiva um tipo de plantação, são elas: coco, banana, goiaba, graviola e acerola. Para o presidente da associação, um dos objetivos dos produtores é construir uma estrutura de melhoramento de frutas.

“Hoje eu vendo a graviola a R$ 8/kg, com a unidade de melhoramento e processamento poderei vender a graviola em forma de polpa, onde o kg é R$ 20”, comenta o agricultor.

Outras culturas

Na propriedade da produtora Francisca Angélica, de 0.8 hectares, há três tipos de culturas tem, onde a agricultora utiliza técnicas de manejo sustentável, tanto no adubo como na preservação do plantio.

Plantação de goiaba

A agricultora Francisca Angélica comenta, com orgulho, a atuação da Ematerce no seu plantio. “Aqui eu planto Banana, goiaba e graviola e a Ematerce me ajuda em todo tipo de problema que eu preciso. As vezes nós temos dúvidas em como plantar e qual a melhor hora e os técnicos sempre nos ajudam da melhor forma possível”, explica.

(Entrevista Angelica, clique aqui.)

O agricultor Manoel Paes, produtor de Banana, já está na 3° colheita, onde produz, anualmente, mais de uma tonelada/ano. Para o presidente, Francisco de Assis, é satisfatório ter um produtor com esses resultados e destaca a importância da assistência técnica na produção e resultados dos agricultores.

Plantação de banana na propriedade do senhor Manoel

 

Técnicos da Ematerce que dão o suporte ao agricultor

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site