Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Homenageado com medalha ambientalista por criar sistema sustentável

 Homenageado com medalha ambientalista por criar sistema sustentável

O sistema agroflorestal localizado em Nova Olinda, no Cariri, possibilita produção em reduzida área e conserva a natureza.

Zé Artur
Legenda: Zé Artur transformou uma área improdutiva em terra fértil. A transformação ganhou destaque e chamou a atenção de estudiosos e de outros agricultores
Foto: Antonio Rodrigues

Neste ano, a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa foi concedida ao produtor rural, José Raimundo de Matos (Zé Artur), considerado o criador do sistema agroflorestal no Ceará. A comenda chegou à 17ª edição e foi instituída pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBC).

O homenageado expressou sentimento de alegria e gratidão. “Estou muito feliz e orgulhoso em receber esta medalha e agradeço a todos”.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, evidenciou a contribuição do homenageado “de forma relevante para o desenvolvimento sustentável da Caatinga”.

A indicação de Zé Artur ao prêmio foi feita pelo coordenador estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Kurtis Bastos, que ressaltou o esforço do agricultor em defesa e proteção da Caatinga.  

Kurtis Bastos mostrou o esforço do agricultor Zé Artur que “a partir de um curso conseguiu realizar mudanças significativas, eliminando a prática tradicional e cultural do fogo no preparo de solo, que traz riscos para a vegetação nativa”.

Zé Artur
Legenda: Zé Artur conheceu técnicas de manejo agroecológico que chegaram à região por pesquisadores alemães
Foto: Antonio Rodrigues

PREMIAÇÃO VIRTUAL

Desde o ano passado, que a pandemia do coronavírus impede a realização de solenidades presenciais para a entrega da comenda. De forma virtual, a premiação encerrou a programação da Semana da Caatinga 2021, no fim do mês passado.

O evento remoto também fez a entrega da medalha ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), contemplado na edição anterior da premiação.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site