Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 27 de abril de 2021

Adagri prorroga por 180 dias a exigência da GTIV para a cultura da banana

Adagri prorroga por 180 dias a exigência da GTIV para a cultura da banana

Foi prorrogada a partir da última quarta-feira (08), pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), por 180 dias, o início da vigência previsto na Portaria 02/2021 desta Agência, que dispõe sobre a inserção da cultura da banana, no controle de trânsito interno de vegetais. Com a medida a obrigação da Guia de Trânsito Interna Vegetal (GTIV) para a cultura da banana passará a ser solicitada somente a partir do dia 22 de setembro de 2021.

Para a prorrogação foi levada em consideração a decretação e renovação de “lockdown” em todo o estado do Ceará e o risco de contaminação por COVID-19 dos produtores que não dispõem de internet ao e precisam se deslocar aos Núcleos Locais da Adagri. “A grave crise financeira oriunda do desaquecimento da economia face o cenário pandêmico também motivou a decisão”, ressalta a presidente Vilma Freire.

A solicitação do documento por parte da Adagri tem o objetivo de melhorar a rastreabilidade do produto, a partir da identificação da origem, destino e meio de transporte utilizado na comercialização. “Outro fator importante da cobrança da GTIV é que os produtores da banana serão cadastrados e com isso a Agência realizará um planejamento estratégico para realizar as inspeções fitossanitárias para as doenças que acomete a banana, principalmente as pragas Sigatoka Negra e Moko da Bananeira, sendo o Ceará reconhecido pela MAPA área livres dessas pragas”, destaca a diretora de prevenção da Adagri, Neiliane Borges.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site