Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 20 de abril de 2021

90 BOVINOCULTORES DE LEITE DE QUIXADÁ ESTÃO ASSISTIDOS PELO AGRONORDESTE / ATeG SENAR

 



Quixadá município do sertão central do Ceará é um dos maiores produtores de leite do Estado e a tendência é aumentar essa produção, após a assistência técnica e gerencial que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, através do Projeto AGRONORDESTE, vem oferecendo a 90 produtores espalhados pelo município, em três grupos de 30 criadores. Uma equipe de três técnicos de campo e um supervisor assistem cada um com visitas mensais, acompanhando todo o trabalho que é coordenado também pelo Sindicato Rural

O presidente do Sinrural de Quixadá, Amilcar Silveira disse que o Programa ATeG do SENAR foi reconhecido a nível nacional como um dos melhores pelo Ministério da Agricultura e que se baseia em cinco pilares. Inicialmente é feito um diagnóstico da propriedade com o levantamento das necessidades, seguindo-se a elaboração de um plano de ação com metas e resultados anotados, a implantação das atividades e o acompanhamento técnico e a avaliação, durante dois anos.

No mês de março deste ano, alguns criadores receberam 20 mil raquetes de palma forrageira e 10 metros cúbicos de maniva de mandioca, que foram implantandos em uma área de 5,8 hectares em canteiros de mudas com o intuito de ampliar novas áreas com as espécies forrageiras no ano de 2022.

Este resultado é fruto da parceria entre a Federação de Agricultura e Pecuária do estado do Ceará – FAEC, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA e o Sindicato Rural de Quixadá, no Programa Hora de Plantar, com o objetivo de fornecer alimentos forrageiros com valores energéticos e protéicos para os animais e reduzir os custos com a aquisição do concentrado.

PRODUTOR RELATA EXPERIÊNCIAS NO ACOMPANHAMENTO

Para o produtor Pedro Damião, cuja propriedade vem sendo assistida pelo Projeto AGRONORDESTE / Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, em há um ano, em Quoxadá, um dos beneficios que recebeu foi a implantação da palma forrageira que não tinha costume de plantar em sua propriedade e serviu muito para alimentar o rebanho durante todo o ano de 2020 e ainda sobrou para ser utilizada este ano, “vamos arrancar e plantar novamente no verão, pois os animais se deram muito bem com a palma aumentando bem a produção”, disse ele. Antes ele produzia 160 litros por dia e já chegou a produzir 320 litros por dia, dobrando a produção da propriedade.

Damião fez questão de destacar também a importância do acompanhamento através do Caderno do Produtor onde são anotadas as despesas, as receitas e a taxa de parição do rebanho, antes a gente não anotava nada, disse ele. Outra grande conquista destacada por Damião foi a aquisição de um tanque de resfriamento do leite que lhe permite produzir um produto mais saudável e seguro. Ele relatou também a ampliação do estábulo para os animais, para uma área maior com coberta e melhor ventilação, permitindo um maior conforto dos animais na hora da alimentação e da ordenha.

O técnico de campo Vicente Tomaz de Aquino Neto que assiste a 30 produtotes disse que os bovinocultores de leite de Quixadá estão muito satisfeitos com as ações do AGRONORDESTE e do SENAR e que as principais demandas são a compra coletiva para baratear os custos com as aquisições dos insumos, perfurações de poços profundos para garantir a água e a produção de volumoso durante o período seco do ano e a aquisições de máquinas agrícolas coletivas para os preparos de solos dos grupos de produtores.

senarce

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site