Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quarta-feira, 24 de março de 2021

PROJETO SÃO JOSÉ IV: Divulgado resultado preliminar do edital de abastecimento d´água pelo PSJ IV

No dia 19 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário torna público o resultado preliminar do edital de abastecimento d´água do Projeto São José IV. O documento aponta 50 entidades classificadas e 98 entidades elegíveis, com a possibilidade de disputarem investimentos do Edital No. 02/2020. Nos últimos meses, a equipe técnica do projeto analisou 318 manifestações de interesse cadastradas no site do órgão do Governo do Ceará. O Manual de Operações do PSJ IV aponta um investimento de U$S 53,09 milhões para implantação de sistemas de abastecimento d´água nos próximos cinco anos.

Em novembro de 2020, o governador Camilo Santana lançou o Projeto São José IV no Palácio da Abolição e deu início à ampla divulgação do Edital No. 02/2020. As fases seguintes, lançamento específico do edital de abastecimento, inscrição das manifestações de interesse e avaliação competitiva, representaram a primeira etapa da seleção. As próximas são: interposição e análise de recursos e divulgação e homologação do resultado final. O Comitê Multidiscliplinar ainda analisa garantias de execução e gestão, salvaguardas socioambientais e estudo de viabilidade técnica e hídrica.

“Você, que nos acompanha pelas redes sociais, sabe do esforço da equipe do Projeto São José IV em oferecer transparência e isonomia a todos os atores impactados pela divulgação deste edital. Nos últimos dois meses, foram realizados incontáveis webinares, lives e reuniões virtuais, com prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças sindicais e dos movimentos sociais: para que todos tivessem iguais chances de acessar o edital de abastecimento d´água”, frisou o secretário De Assis Diniz durante live transmitida na tarde desta sexta-feira (19).

“Apesar da pandemia, que pegou a todos de surpresa, todas as ações desempenhadas pela equipe do PSJ IV vem sendo realizadas para cumprir ações e prazos definidos por meio do acordo de empréstimo entre Governo do Ceará e Banco Mundial”, reconheceu Fátima Amazonas. Para a representante do órgão financeiro, o empréstimo de U$S 150 milhões, “ainda é mínimo frente aos enormes desafios cotidianos enfrentados pela população do Estado”, principalmente no momento em que o Governo do Ceará une forças para enfrentar a segunda onda do Covid.

Para serem selecionadas, informou Lafaete Almeida, as organizações da sociedade civil legalmente constituídas há mais de dois anos tiveram que fornecer documentos e observar critérios de classificação e elegibilidade. O último item é o que compõe a nota de 0 a 100 e aparece no documento na mesma linha do nome da entidade. A tabela divulgada pelo MOP avalia: número de famílias beneficiadas com o abastecimento d´água, classificação do município pelo Índice Municipal de Alerta (IMA), suscetibilidade à desertificação, coleta pública municipal de lixo na comunidade proponente e atividades ambientais que melhorem a qualidade de vida no local e no entorno.

“Até aqui, todo o processo de seleção tem sido realizado de forma transparente, como todas as ações desempenhadas pelo Estado. Não é à toa que o Ceará aparece no topo entre os estados brasileiros que mais estão abertos a se comunicarem com a população. Ainda assim, a nossa equipe técnica estará, como sempre esteve, aberta às dúvidas quanto ao resultado preliminar na análise dos recursos que poderão vir a serem apresentados pelas entidades proponentes nos próximos cinco dias úteis”, finalizou o coordenador do Projeto São José. A contestação do resultado acontece por preenchimento e envio de formulário eletrônico no site da Secretaria.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site