Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

segunda-feira, 1 de março de 2021

Ocara-CE: Ematerce distribui mudas de sabiá para reflorestamento

 

Técnicos da Ematerce e da Secretaria Municipal de Agricultura de Ocara-CE entregam mudas de sabiá no sítio Serrano.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará -Emterce-, a Secretária do Desenvolvimento Agrário- SDA- e o Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara-CE, distribuiram 8.300 mudas de sabiá , para serem plantadas numa área de 8,0 hectares, beneficiando os agricultores Cosme Martins de Freitas – sítio Sereno, com 3,300 mudas e Triphon Antônio de Oliveira Queiroz – sítio Baixa Grande, com 5.000 mudas. As mudas fazem parte do elenco de sementes e mudas ofertados aos agricultores, pelo Programa “Hora de Plantar”, em 2021.

A área plantada com sabiá, no sítio Baixa Grande o produtor vai utilizá-la como uma unidade demonstrativa, com a finalidade de divulgar mais ainda essa cultura na região como também, propagar suas vantagens para o reflorestamento das propriedades e para o uso de cerca verde, no perímetro das unidades de produções, informou o agente rural do posto avançado da Ematerce de Ocara-CE, Josimar Galdino Silva.

Produtor do sítio Serrano plantando as mudas de sabiá. A orientação técnica foi da Ematerce, posto avançado de Ocara-CE.

O técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Francisco Jeová Lima de Paiva, disse que nas duas propriedades beneficiadas, as áreas têm condições de serem irrigadas , para prevenir caso aconteça, algum veranico ou falta de chuvas que venha comprometer o desenvolvimento das plantas. Acrescentou ainda que mudas somente serão ressarcidas, no prazo de 4 (quatro) anos e com 50% de desconto.

O que leva os agricultores a plantarem mudas de essências florestais , no caso a sabiá são: reflorestamento de áreas degradadas, formação de cerca viva no perímetro da propriedade e, futuramente uma fonte de renda com a venda de estacas e mourões de excelente qualidade. Afirma o Engenheiro Agrônomo da Ematerce de Aracoiaba-Ce, Erico Pontes

Dados sobre Sabiá

Mudas de Sabiá distribuídas a produtores inscritos no programa “Hora de Plantar”, do Governo do Estado/ SDA.

A propagação dar-se por sementes plantadas em canteiros e o plantio no campo normalmente é feito com mudas.

As suas características são: Madeira –pesada, dura, compacta, superfície brilhante e lisa, de grande durabilidade, mesmo quando exposta à umidade e enterrada.

Utilidade –madeira muito apropriada para usos externos, como moirões, estacas, esteios e para lenha e carvão. A árvore apresenta as características ornamentais, principalmente pela forma entouceirada que geralmente se apresenta, podendo ser empregada em paisagismo.

O sabiá é também muito utilizado como cerca viva defensiva e quebra-ventos. É amplamente cultivada para produção de madeira na região Nordeste do país. Como planta tolerante à luz direta e de rápido crescimento é ideal para reflorestamentos heterogêneos destinados a recomposição de áreas degradadas.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site