Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sexta-feira, 19 de março de 2021

Milagres-CE: Ematerce cede área em escritório para plantio de hortaliças.

 

O Engenheiro Agrônomo da Ematerce do escritório de Milagres-CE e as produtoras de folhosas.

Essa é uma matéria jornalística que relata um fato inédito, acontecido no espaço, onde funcionam o escritório e o Centro de Treinamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- Ematerce/Cetrema- em Milagres-CE, cidade localizada na região do Cariri, no sul do estado, a 500 quilômetros de Fortaleza-CE.

Plantio de hortaliça sendo aguado, no jardim do escritório da Ematerce de Milagres-CE.

Os funcionários, que compõem o quadro técnico da empresa, há tempo, vinham assistindo uma plantação de folhosas (coentro, alface, repolho e cebolinha), em uma comunidade, composta por três mulheres, que arrendaram um pequenino terreno de 0,3 hectare (3.000 metros quadrados), na periferia da cidade. No início de 2021, o proprietário do terreno precisou vendê-lo e solicitou a devolução do espaço, ficando as agricultoras Eliane Pereira Monteiro, Maria do Socorro Pereira Faustino e Maria Aparecida Pereira, sem a terra e sem produzirem, acabando a fonte geradora de renda.

As agricultoras Eliane Pereira, Maria do Socorro Faustino e Maria Aparecida Pereira cuidando dos canteiros de hortaliças plantados nos jardins do Cetrema, em Milagres-CE.

Diante dessa situação, os técnicos da Ematerce de Milagres-CE, Antônio Tavares Grangeiro (Engenheiro Agrônomo), Renan Castro Lins (Agente Rural e Técnico em Agropecuária), Francisco Nairton de Oliveira (Agente Rural e Técnico em Agropecuária), sob a coordenação do gerente do escritório, o Engenheiro Agrônomo, José Maria Rangel, tiveram a ideia de ceder o espaço no entorno das edificações do escritório e do centro de treinamento, que mede em torno de 0,1 hectare (1.000 metros quadrados), que estava sem serventia e coberto por carrapicho, para que as três agricultoras implantassem uma horta e cultivassem os mesmos produtos colhidos no antigo terreno arrendado. O ato relevante e de cunho humanitário contou com o imediato apoio da Diretoria Executiva da Ematerce, Antônio Amorim (Presidente), Itamar Lemos (Diretor Técnico) e Inácio Costa (Administrativo e Financeiro).

Todas as folhosas plantadas são naturais (sem uso de agrotóxicos) e a água utilizada no cultivo é proveniente das chuvas e armazenada numa grande cisterna do complexo dos prédios da Ematerce. Na época de estiagem, a água virá de um poço profundo de uma escola municipal vizinha ao Cetrema. Em contrapartida à cessão do terreno, as agricultoras estão fazendo, diariamente, a limpeza interna (faxina) dos prédios da empresa.

Aspecto do primeiro plantio de hortaliças nos jardins do escritório da Ematerce, em Milagres-CE.

Atualmente, a produção de hortaliças já está prestes a ser colhida e será vendida aos antigos compradores, cujos pedidos serão feitos através do celular e a entrega será em domicílio, obedecendo às normas sanitárias em vigor, face ao grave quadro de pandemia que assola a região. Com a expansão da área existente na escola vizinha, que está sendo negociada com a Secretaria Municipal de Educação, haverá o aumento da produção e da renda. A Ematerce está providenciando a inscrição das agricultoras, para fornecerem coentro, cebolinha, alface e repolho para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA- e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site