Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quarta-feira, 3 de março de 2021

Aprece inicia Seminários Técnicos levando informação e capacitação para secretários municipais


Promover a integração da Aprece com os secretários municipais cearenses para dialogar sobre o papel da entidade no apoio às administrações municipais, fomentando o fortalecimento da rede colaborativa em cada área que compõe a gestão pública local. Com esse objetivo, foram iniciados, na última terça-feira (2), os Seminários Técnicos da Aprece, por meio de encontros online específicos, que acontecerão semanalmente até o próximo dia 6 de abril.

O primeiro seminário contemplou as áreas Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A abertura do encontro, realizado no período da manhã, foi feita pelo vice-presidente da Aprece, Zé Helder, que justificou a ausência do presidente Júnior Castro, que estava em Brasília, em missão institucional. Zé Helder ressaltou a importância da realização dos Seminários Técnicos, frisando o papel do associativismo no desenvolvimento municipal e a atuação articulada e integrada da Aprece nessa missão.

Após as explanações sobre o trabalho realizado pela entidade municipalista ao longo dos últimos 53 anos e a atuação específica nas diversas áreas, dois palestrantes convidados garantiram capacitação técnica para as dezenas de secretários municipais presentes. O Fiscal Estadual Agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Dimas Oliveira, fez uma palestra sobre o Guia de Trânsito Interno de Vegetais – GTIV (acesse o material AQUI). Já o presidente da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará, Elano Damasceno, falou sobre Licenciamento Ambiental nos Municípios.

Educação

O segundo Seminário Técnico da Aprece aconteceu também na terça-feira (2), no período da tarde, sendo direcionado aos gestores municipais de Educação. A abertura também foi feita pelo vice-presidente da entidade, que é professor e acolheu os participantes, lembrando que é fundamental debater soluções para as dificuldades nos municípios na área, principalmente diante dos inúmeros prejuízos pedagógicos e desafios gerados nesse período de pandemia.

A palestra técnica do segundo Seminário, foi proferida pelo consultor econômico da Aprece, André Carvalho, que fez uma completa e pertinente apresentação sobre o Novo Fundeb, detalhando os aspectos mais importantes da Lei 14.113, de 2020 – EC 108/20 (acesse o material AQUI). Os secretários municipais de Educação presentes, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e dar sugestões para colaborar com o futuro trabalho da Aprece na área, seja por meio de orientações ou capacitações específicas.

Institucional

Os dois seminários contaram com apresentações detalhadas sobre o trabalho da Aprece em favor dos municípios cearenses ao logo dos últimos 53 anos. A coordenadora da Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM/Aprece), Helderiza Queiroz, falou sobre cada setor da entidade, apresentando os profissionais responsáveis e esclarecendo sobre a atuação de cada um.

A coordenadora técnica da  Aprece, Rafaele Saraiva, também fez uso da palavra e especificou o trabalho de cada área, falando sobre o papel das Redes Técnicas da entidade que, nos últimos anos, intensificaram a troca de informações, a comunicação e o repasse de orientações técnicas para os municípios.

O seminário da manhã contou, ainda, com a explanação do analista em Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Aprece, Daniel Saraiva. Já o da tarde, teve a participação da analista em Educação da entidade, Ana Vládia Cosmo.

As gravações de todos os Seminários Técnicos da Aprece estão sendo disponibilizadas no canal da entidade no YouTube. No entanto, a participação dos secretários em cada encontro é fundamental para garantir a ampla participação de cada município, fomentando o debate amplo e efetivo.

As inscrições seguem abertas. Clique AQUI e garanta presença nos futuros encontros.

Reveja os dois primeiros Seminários Técnicos da Aprece:

 

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site