Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Surto de Covid-19 em Banabuiú preocupa populares e agentes de saúde




Banabuienses estão enfrentando um surto de Covid-19, doença que vem assolando o mundo há mais de um ano, dentro do município. Com pouco mais de 17 mil habitantes, apenas 369 pessoas foram vacinadas de acordo com a última atualização feita em 12/2 pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nossa redação apurou com agentes comunitários de saúde de Banabuiú que relatam a situação delicada: “As pessoas não estão ficando isoladas, mesmo sendo notificadas. Elas estão indo pros cantos, pras casas, mesmo elas sabendo que foram diagnosticadas, elas não estão ficando em casa”, relata uma agente que pediu para não ser identificada.

O trabalho dos agentes está sendo primordial para o combate à doença causada pelo novo coronavírus, tanto na orientação sobre cuidados de prevenção, como também no direcionamento em casos já confirmados. Apesar do empenho, a população está relaxando e casos suspeitos e confirmados voltaram a subir.

“Foi transferido dois pacientes daqui [Banabuiú]. Foi um para Tauá e outro para Juazeiro [do Norte], porque Quixeramobim [Hospital Regional do Sertão Central] não suporta mais. Tudo superlotado”, conta outra agente de saúde. “A gente tá pedindo pras pessoas voltarem a ter os devidos cuidados; se isolar mais, se afastar mais das pessoas, ter o cuidado se a pessoa tiver gripada pedir para se retirar”, relata.

Populares reclamam que pessoas com quadro gripal estão desrespeitando as medidas de prevenção: “As pessoas sabem que tão gripada e não tão nem ai, nem se respeitam e nem respeitam os outros”, lamenta uma moradora. Com medo, a população pede mais fiscalização para coibir aglomerações e conscientização sobre o uso de máscara e outras medidas de prevenção ao coronavírus.

Aumento de casos suspende missas em Banabuiú

Nesta quarta-feira (17), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Banabuiú, resolveu interromper a presença de fiéis nas celebrações por conta da situação crítica no município. “Como estamos cientes, o quadro da pandemia em nosso município tem se agravado consideravelmente, diante desta triste realidade e preocupados em zelar pela saúde e vida de nossos paroquianos, decidimos que a partir do dia 18 de fevereiro até o dia 03 de março do decorrente ano, ficarão suspensas as Missas com a participação presencial dos fiéis”, informou a paróquia em nota.

Boletim epidemiológico

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Banabuiú, o município já notificou 2.434 casos, destes, 733 foram confirmados e outros 1.641 foram negativados. Ao todo, Banabuiú já registrou cinco óbitos por Covid-19.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site